sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Coluna da Semana




HDPA
No próximo dia 11 o secretário estadual de Saúde, Dr. Jorge Solla, estará em Feira de Santana e deverá assinar o convênio tripartite entre o Estado, o Município e o Centro de Cardiologia do Nordeste da Bahia, para que o HDPA possa dar atendimento em cardiologia à população pelo SUS, enquanto o credenciamento do Ministério da Saúde não acontece. O ICNB vai construir, em seis meses, um centro cirúrgico específico para a cardiologia, o que possibilitará o credenciamento do serviço ao SUS. A construção, entretanto, só começará em setembro. Qualquer coisa dita em contrário é mentira, de pessoas interessadas em distorcer os fatos.

E Feira?
A medicação, chamada Teriparatida (hormônio da paratireóide), é considerada a única eficaz para recuperação dos portadores de osteoporose em estado crítico, na Bahia é repassada através do Sistema Único de Saúde (SUS), sem a necessidade do paciente entrar com processo judicial, como acontece em outros estados. São cinco postos de distribuição no Estado, sendo um na capital e quatro no interior. Ponto para o governo!

Por que?
Curiosamente, Feira de Santana, a maior cidade do interior da Bahia, referencia para centenas de municípios, muitos deles pactuados com a gestão plena da Saúde do Município, importante entroncamento rodoviário e grande centro distribuidor regional, não tem um posto de distribuição do medicamento. Enquanto isso, cidades menores contam com o serviço, inclusive Vitória da Conquista, cidade natal do secretário estadual de saúde, Dr. Jorge Solla.

Lixo
O secretário de Serviços Públicos, Luiz Araújo, precisa abrir o olho, pois o serviço de limpeza pública está um “lixo”. Os caminhões não passam mais nos horários certos, às vezes nem passam, e as ruas estão sujas. Sábado passado, quando de um evento festivo na Catedral, ficou acertado entre os promotores do evento e os responsáveis pela limpeza pública, de que a praça Monsenhor Renato Galvão, em frente á catedral, deveria ser limpa ainda no sábado à noite, pois haveria missa às 07 horas de domingo. A praça não foi limpa e a sujeira permaneceu por todo o dia lá.

Quebra-molas
Os cruzamentos da avenida Eduardo Fróes da Mota com importantes artérias, como as avenidas Maria Quitéria e João Durval, sempre provocaram acidentes. Uma medida simples adotada pelo ex-prefeito Clailton Mascarenhas (aliás, a única acertada por ele), que foi a colocação de quebra-molas, mesmo contrariando o Dnit, diminuiu os acidentes e evitou muitas mortes. Agora, retiraram os quebra-molas e os acidentes voltaram a acontecer.

REDA
“Como é que o discurso muda quando se está no poder”. Este foi o questionamento do vereador Antônio Francisco Neto “Ribeiro” (DEM), às lideranças do PT sobre a contratação de funcionários pelo Governo do Estado, mediante o Regime Especial de Direito Administrativo (REDA), em seu pronunciamento na tribuna da Câmara Municipal. Segundo o vereador esse sistema de contrato foi muito combatido pela oposição nas administrações passadas.

Secretário desvia verba
A verba de R$ 1 milhão de reais, decorrente de emenda orçamentária do deputado Colbert Filho, e repassada para a Secretaria Estadual de Tecnologia e Ciência, foi desviada do seu destino original, que seria fazer Feira de Santana uma Cidade Digital, com internet pública e gratuita. Como o prefeito Tarcizio Pimenta saiu na frente e começou a implantar a internet gratuita na cidade, o secretário Ildes Ferreira, que queria ser o “pai da criança”, não repassou a verba para a Prefeitura. Esta semana, numa reunião no Batalhão da PM em Feira, o secretário anunciou que esse dinheiro vai servir para comprar mais câmeras de vídeos usadas pela PM no monitoramento de alguns pontos do Centro de Feira. Ainda bem que a verba ficará no município.

Ameaça
E Jaques Wagner em? Quem diria! Oriundo do movimento sindical, sustentado por este movimento, estrela do PT, agora que está no poder ameaça os companheiros trabalhadores da Polícia que só querem seus direitos!

Referência Nacional
“O nosso PROCON é referência no Brasil, as pessoas ficam perplexas quando eu vou às reuniões nacionais e coloco o nosso potencial: o que nós fazemos a quantidade de pessoas que são atendidas e as aplicações das penalidades com multas”. Declaração do diretor do PROCON, advogado Magno Felzemburg, durante Audiência Pública da Comissão de Meio Ambiente, Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Câmara Municipal.

Os Dois
Minha filha Lia mandou um e-mail falando da participação de Carol Pereyr na “Garagem do Faustão” e pedindo divulgação para que nossos amigos pudessem votar no vídeo. Repassei o e-mail mas, como não assisto televisão, não vi o resultado. Contudo tive a satisfação de saber que ela venceu o duelo com o “Samba de Maria” e vi o vídeo que teve mais de 2 mil acessos no youtube. Parabéns Carol! Você nos enche de orgulho.

Philosopher
“Se alguém lhe bloquear a porta, não gaste energia com o confronto, procure as janelas. Lembre-se da sabedoria da água: "a água nunca discute com seus obstáculos, mas os contorna”.

*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*
Por hoje é só que agora eu vou ali preparar a recepção para meus filhos e netas.

Nenhum comentário: