sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Artigo da Semana


A luta pelo poder

Refrescando a memória, lembramos que Eliana Boaventura e Tarcízio Pimenta, sentindo-se desprestigiados e desgastados dentro do PMDB, filiaram-se ao PFL do então governador ACM. Tarcízio permanece no PFL, hoje transformado em DEM. Eliana, entretanto, que já havia se filiado ao PP, nele permanece. Mas, como não se elegeu, encontrou como desculpa um possível desprestígio junto às lideranças da coligação, da qual o seu partido fez parte, e que elegeu Tarcízio prefeito, e se atirou nos braços do governador Jaques Wagner, que lhe ofereceu uma vaga na Assembléia, mediante a nomeação do deputado Pedro Alcântara para uma secretaria do governo do Estado.
Eliana tentou levar consigo os dois vereadores do PP em Feira de Santana, Eremita Mota e Getulio Barbosa, mas, não obteve êxito, porque ambos preferiram permanecer na base aliada do prefeito Tarcízio. E ela vem recebendo críticas de todos os lados, principalmente de gente que disputou a eleição para deputado estadual, e garante que o ex-prefeito José Ronaldo carregou no apoio à Eliana Boaventura, em detrimento de outros correligionários, contrariando assim o argumento de Eliana, de que foi desprestigiada pelo ex-prefeito.
Quanto a Jairo Carneiro, há que se lembrar que ele, embora feirense, sempre teve sua base eleitoral em Salvador. Segundo os analistas políticos, ele teria se transferido para Feira de Santana a pedido do falecido senador ACM, para fazer sombra a José Ronaldo, forte candidato a deputado federal. Neste caso, não teria logrado êxito na sua missão.
Permanecendo em Feira, reeleito deputado federal, Jairo, disputou a candidatura a prefeito com José Ronaldo, e novamente não logrou êxito. Indicou o nome do vice, Borges Júnior, que se transformou num dos melhores secretários e aliados do prefeito José Ronaldo, que seria reeleito, ainda tendo como vice, Borges Júnior. Não tendo conseguido se reeleger deputado, Jairo tentou emplacar seu filho, Jairinho, na Câmara Municipal, e novamente, não obteve êxito.
Sentindo-se desprestigiado pelas lideranças locais do DEM, aceitou logo o convite para se transferir para o PP e passar a compor a base aliada do governo Wagner, assumindo a vaga do deputado João Leão, que vai ocupar uma secretaria no governo do Estado.
O ex-governador Otto Alencar, também vai abdicar de sua vaga no Tribunal de Contas do Estado, e vai passar a compor com o governo Wagner.
Quanto ao prefeito Tarcízio Pimenta, ele tem mantido uma situação ambígua, mantendo cargos no governo municipal, todos com indicações de Eliana e Jairo, e anda de braços com o deputado petista, Zé Neto. Assim sendo, devido às suas origens de esquerda, paira sobre ele, nos bastidores políticos, a desconfiança de que também poderá abandonar o barco do Democratas. É esperar para ver onde tudo isso vai dar.

Nenhum comentário: