sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Coluna da Semana


Terrorismo eleitoral
Toda vez que uma eleição acaba e os eleitos tomam posse, surgem os “terroristas eleitorais”. Eles escavam processos gerados durante as campanhas e trazem à tona para ameaçar e perturbar a paz dos eleitos. Este ano não foi diferente. Há ameaças de cassação do mandato do prefeito Tarcísio Pimenta e de inelegibilidade do ex-prefeito José Ronaldo. Nem uma coisa nem outra acontecerá. É só esperar pra ver.

Repartindo o bolo
Toda essa movimentação política que está havendo, com o troca-troca de partido entre políticos, com ou sem mandato, já era prevista desde o falecimento do senador ACM. Os herdeiros do seu espólio político estão se engalfinhando e buscando galgar degraus na hierarquia política, dentro e fora do Democratas. Tudo muito natural.

Tudo pelo poder
Tarcízio e Eliana, que xingavam ACM, saíram do PMDB para o PFL, que virou DEM. Trocaram juras de amor eterno com o senador. Mas este faleceu. Depois de um breve namoro com as lideranças remanescentes do DEM, Eliana, agora no PP, se atirou nos braços do PT do governador Jaques Wagner. Jairo Carneiro, que formava com a linha de frente do DEM, foi para o PP de Eliana, e agora apóia Wagner. Otto Alencar, que já foi governador pela turma do PFL/DEM, também bateu asas e foi para o PP, para apoiar Wagner. Daí se conclui que todo político tem que ir aonde o poder está.

Natural (?)
“É natural, hoje, você fazer parte de um grupo político e amanhã você se desfiliar do partido, mas, não é natural o político servir dois grupos políticos diferentes ao mesmo tempo, como faz a deputada Eliana Boaventura que serve ao governador Jaques Wagner e ao prefeito Tarcízio Pimenta. O ex- deputado Jairo Carneiro está indo no mesmo segmento”. A declaração é do vereador Reinaldo Miranda, “Ronny” (PMN), fazendo coro com outros colegas.

Até março
É bom lembrar que todo esse pessoal que está indo ocupar cargos no governo do estado, na Assembléia ou na Câmara Federal, que, se almejam alguma candidatura nas eleições do ano que vem, terão que abandonar seus cargos em março. Portando, somente sete meses os separam da batalha.

Silêncio
A classe médica, que é altamente corporativa, a ponto de protestar quando enfermeiros ou odontólogos são guindados à condição de administradores ou diretores de unidades de saúde, curiosamente ainda não se manifestou quanto ao fato de um dono de bar ser nomeado diretor de um hospital público. Aliás, substituindo um médico, competente, diga-se de passagem.

Verdade
As acusações da deputada Eliana Boaventura contra o ex-prefeito José Ronaldo, não resistiram a algumas colocações feitas por este no programa Acorda Cidade. Ronaldo, não rebateu as acusações da deputada, apenas lembrou fatos de um passado recente, ainda vivos na curta memória do povo. E, de quebra, disse que o povo é quem vai julgar. “A verdade é sempre a verdade através dos tempos” (Shakespeare).

Maconha contra o câncer
Cientistas da Universidade de Alcalá, na Espanha, anunciaram que conseguiram parar o crescimento de células de câncer usando componentes da maconha. Os resultados de testes em laboratório com ratos e células humanas sugerem que medicamentos com base na maconha, e não o hábito de fumar a droga, podem, um dia, ajudar no combate à doença. Portanto se você já estava se assanhando em acender um beck, pode ir tirando o cavalinho da chuva.

Turbulência
Ao contrário do que propaga o PT, a eleição do candidato (a) do partido à presidência da República não navega em céu de brigadeiro. Além da queda de Dilma nas pesquisas, Marina Silva, pelo PV, e Heloísa Helena, pelo PSOL, deverão lançar suas candidaturas, o que tira votos do PT. Turbulência à vista.

Fabinho e Leão
O deputado Fernando de Fabinho foi visto na posse do secretário João Leão, sentado ao lado de Jairo Carneiro. Os ‘urubus’ cuidaram logo de propagar nos programas de radio. O radialista Dilton Coutinho entrevistando o ex-prefeito José Ronaldo hoje (21), o questionou sobre como anda seu relacionado com o deputado e se este também tem alguma queixa. Ronaldo respondeu de pronto que está tudo bem, mas, que ele deveria questionar Fabinho.

Fabinho e Leão I
Fernando de Fabinho informou ao saça que estava na posse do companheiro de trabalho e amigo pessoal, por cortesia e para desejar-lhe boa sorte na nova missão. Disse que sempre trabalharam juntos no Congresso pela mesma causa: a Bahia. “Independente de que lado estamos na política, o objetivo maior é o mesmo. Trabalhar pelo povo da Bahia”. Fabinho disse que estar sentado ao lado de Jairo foi apenas uma coincidência. Estava no local reservado aos deputados, desfazendo assim qualquer duvida.

Duas Luas
No dia 27, a meia noite e meia, olhe para o céu. O planeta Marte será a estrela mais brilhante do céu, e será tão grande quanto a lua cheia, e estará a 55,75 milhões de quilômetros da Terra. Será como se a Terra tivesse duas luas, e este acontecimento só se repetirá no ano de 2287.

*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*
Por hoje é só que agora eu vou ali deitar na minha rede, fumar um charuto, observar a Lua e uivar para ela.

Um comentário:

Lia Sergia Marcondes disse...

"curiosamente ainda não se manifestou quanto ao fato de um dono de bar ser nomeado diretor de um hospital público."

Dono de bar? Diretor do HDPA, é??? Quem é? Ninguém me conta estas notícias... hehehehe


Quanto aos futuros candidatos à presidência, estou com Marina Silva!!!! :D