sábado, 1 de agosto de 2009

Coluna da semana




Só cadeia
O fato de deixar alunos de uma escola estadual sem aulas de nove matérias durante todo um semestre, já seria motivo suficiente para o afastamento do secretário responsável pela pasta da Educação. Já deixar que pessoas morram por falta de atendimento pelo SUS em hospitais, e deixar que pessoas morram em estradas mal conservadas, por birra política ou incompetência, é motivo para jogar os (ir)responsáveis na cadeia.

Imprensa I

Com todo o respeito que tenho pelos três profissionais do rádio que foram convidados pelo PT para “almoçar” com o governador, entendo que só um maluco tomaria tal atitude achando que ia passar impunemente. Feira tem dois jornais semanais, dois diários, oito emissoras de rádio e uma TV, além de sucursais de dois jornais de Salvador, e dezenas de pequenas publicações especializadas. Tem ainda diversos blogs e sites mantidos por gente da Imprensa.

Imprensa II
A reação dos não convidados foi óbvia. Alguns espernearam e outros desdenharam, no melhor estilo “A Raposa e as Uvas”. Os privilegiados convidados, claro, deram uma de “João sem Braço” e não estiveram “nem aí” pra gritaria dos colegas. Afinal, “o que vem de baixo não atinge”, mas, só até o dia em que o sujeito não senta sobre um formigueiro. Ou um barril de pólvora.

Imprensa III
Falando em imprensa, é engraçado como alguns ancoras de programas de radio se comportam em entrevistas. Fazem a pergunta e eles mesmos respondem, tecem comentários sobre o assunto deixando espaço para o entrevistado apenas concordar, já que normalmente eles já conhecem a opinião do dito cujo.

Crescimento
Alguns observadores políticos estão surpresos com o desempenho e crescimento político do vice-prefeito Paulo Aquino, que estaria expandindo, a passos largos, os seus horizontes políticos, vislumbrando uma futura candidatura a deputado estadual, contando com as bênçãos do ex-prefeito José Ronaldo. É bom lembrar que Aquino já foi vereador em Feira de Santana, e esteve acompanhando José Mendonça nas suas campanhas para prefeito e deputado, o que lhe deu muita “cancha” política. Portanto, nada a estranhar.

Comparação
Inevitavelmente algumas comparações estão sendo feitas entre Paulo Aquino e o ex-vice-prefeito, Antônio Carlos Borges Júnior. Porém, o primeiro é político e o segundo é técnico. Portanto, não há parâmetros de igualdade para se medir o desempenho de cada um. Se Aquino se sai bem politicamente, inclusive já tendo sido testados nas urnas, o mesmo não acontece com Borges, mas, que se sai muito bem na área administrativa.

Antes tarde
Antes tarde do que nunca, reza o dito popular. O jornal A Tarde ganhou uma ação movida contra o Estado no valor de R$ 10 milhões. A ação foi movida em meados da década de 90 por conta do bloqueio econômico imposto ao jornal pelo governo da época, porque o jornal não rezava pela cartilha do governador. Na década de 70, o governo do estado também promoveu um bloqueio econômico, pelo mesmo motivo, contra o Jornal da Bahia, que o levou à extinção.

Liberaram o “Tôim”
O prefeito Tarcízio Pimenta sancionou a lei aprovada pela Câmara Municipal retirando o nome “Antônio” da avenida que agora passa a se chamar apenas “Sergio Barradas Carneiro”. O deputado já havia, na justiça, retirado o “Antônio” do seu nome, e, com justa razão, solicitou a mudança, também, no nome da artéria feirense que leva o seu nome, no que foi atendido pelo vereador Roberto Tourinho, autor do projeto para mudança do nome. O vereador Marialvo Barreto, entretanto, não queria “liberar o Tôim”.

Intolerância
Também foi sancionada a Lei, de autoria do vereador Frei Cal, que institui, no calendário municipal, o dia 16 de novembro como o “Dia de Combate à Intolerância Religiosa”. O impressionante é que ainda exista, em pleno século XXI, intolerância e preconceito, religioso, político, racial e sexual.

Figuras Populares
Será no dia 27 de setembro, na sede social da Euterpe Feirense, o Encontro de Figuras Populares, promovido pelo fotojornalista Reginaldo Tracajá. Na oportunidade será feita uma homenagem ao jornal Folha do Norte que naquele mês completará 100 anos de fundado. Também serão homenageadas figuras muito populares de Feira e Região.

Philosopher
“Nenhuma corrente é mais forte que seu elo mais fraco”.

*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*
Por hoje é só que agora eu vou ali passar o fim de semana num condomínio de luxo dentro de um Haras. Sorry, periferia.

Nenhum comentário: