sábado, 19 de junho de 2010




Cidadania negada
O cara sempre se impôs pela arrogância, truculência e vaidade, e ainda assim achou que a sociedade lhe prestaria uma homenagem. E quase recebe, porque na Câmara Municipal a outorga de honrarias é apenas uma troca de favores. Mas, havia lá algumas pessoas que não engoliam a situação, e, através de algumas manobras conseguiram derrubar o projeto, negando a homenagem ao sacripanta. O homem virou bicho e descarregou sua raiva e frustração no vereador Roberto Tourinho, seu desafeto político. Na sua cegueira, não percebeu que pseudos aliados também contribuiriam para o seu constrangimento. Azar dele.

Pagando mico
No Brasil todo a situação é a mesma. A população paga caro por serviços ruins e sem garantia. E querem saber? Não são só as telefônicas não. Aqui em Feira, notadamente, pagamos caro por uma gasolina de péssima qualidade, pagamos caro por um sistema de transporte péssimo, pagamos caro por tudo, inclusive por não sabermos eleger e cobrar dos nossos representantes no poder.

Conselho
O prefeito Tarcízio Pimenta deve ser partidário daqueles que entendem que “se conselho fosse bom, ninguém dava, vendia”. Talvez por isso passou por cima do Conselho de Transportes e decretou ele mesmo o aumento das tarifas dos transportes coletivos, inclusive sob os protestos da população. Se os membros do Conselho, que é apenas consultivo e não deliberativo, tivessem vergonha na cara, renunciavam. Mas, que nada. O cargo não rende nada, mas dá status, o alimento da vaidade humana. Vale salientar que o prefeito decretou aumento das passagens dos transportes coletivos às vésperas do São João. 60 dias após ter adiado o reajuste atendendo a classe estudantil, que nesse prazo deveria apresentar uma proposta alternativa. Findo o prazo e sem nenhuma proposta apresentada tai o presente que deveria ter sido dado às vésperas da Micareta.

Golaço
Grande sacada do governo municipal em colocar aquele telão em frente à Prefeitura para que o povo possa assistir aos jogos da Copa do Mundo, sem perder muito tempo. Também foi muito bom denominar o espaço de “Edinho Jacaré”, homenageando, em vida, um dos nossos desportistas de renome. Contudo, creio que Edinho merece mais que seu nome num espaço transitório.

Os horrores das drogas

O fato já é tão corriqueiro que tende a cair na banalidade e, assim sendo, ninguém mais vai se indignar, se sensibilizar, diante dos horrores que o consumo de drogas, notadamente o crack, produzem. Pais desesperados pedem socorro para os seus filhos viciados. Jovens viciados pedem ajuda para conseguirem se livrar dos vícios. A maioria não consegue e sucumbe vítima dos traficantes e até mesmo da polícia. “Mas, as pessoas na sala de jantar, estão ocupadas em nascer e morrer”. Fazer o que?

Epidemia de dengue

Em que pese os esforços das autoridades de saúde em esclarecer a população sobre os riscos da dengue, a doença está em alta escalada na cidade. E como ela é “democrática”, não escolhe entre brancos e pretos, ricos e pobres, crentes ou ateus. Somente numa rua de um bairro próximo ao centro da cidade, ocorreram mais de 40 casos em um curto período de tempo. Por falar nisso, por onde andam os carros fumacê?

Geddel e César Borges

“Hoje pra mim é um dia especial porque pela primeira vez eu sentei ao lado do futuro governador e de um senador na ativa e não precisei de intercessor, não precisei de pessoas para me levar a esses grandes homens”, declarou o líder da bancada governista municipal, vereador Ewerton Carneiro (Tom), esta semana na Câmara Municipal, referindo-se ao encontro que teve com o ex-ministro Geddel Vieira Lima e o senador César Borges. Se apertou a mão não vai lavar tão cedo.

Passagem

Estudantes matriculados em cursos técnicos, reconhecidos pelo Ministério da Educação, poderão ter o benefício da meia-passagem no transporte urbano em Feira de Santana, à semelhança do que já ocorre com os outros estudantes, do ensino fundamental, médio e superior, que contam com desconto de 50% no valor da tarifa. É o que determina projeto de lei de autoria do vereador Marialvo Barreto, aprovado em primeira votação na sessão de terça-feira passada (15) da Câmara Municipal. Esperava-se a aprovação em segunda e ultima discussão na sessão de quarta-feira (16), no entanto, a apresentação de uma emenda acabou provocando o adiamento da discussão. A emenda foi apresentada pelo vereador Ewerton Carneiro. Ele propõe que a medida entre em vigor em um prazo de 180 dias após a publicação da lei, pelo Poder Executivo.

“Toque de Acolher”

O projeto de lei que dispõe sobre o “Toque de Acolher”, uma das mais polêmicas proposições em tramitação este semestre na Câmara Municipal, teve sua votação mais uma vez adiada. O pedido de adiamento, por uma sessão, foi feito pelo vereador Roque Pereira e aprovado por unanimidade.

Terra de Ninguém I

O jornalista Alex Ferraz escreveu em sua coluna Tempo Presente, da Tribuna da Bahia, que “ao que tudo indica, esses grupos estrangeiros que vêm invadindo a economia baiana acreditam que esta é uma terra de selvagens, de gente de terceira categoria”. Contou episódios que ocorreram com ele em uma empresa que antes tinha um serviço impecável e depois de vendida para um grupo estrangeiro passou a maltratar a clientela. Segundo ele, esses estrangeiros chegam aqui e a primeira coisa que fazem é acabar com a qualidade e o charme de atendimento que tínhamos nas empresas compradas por eles. “Duvido que tenham a coragem de fazer isso em São Paulo. Mas como, aqui, em termos de consumidor, somos mesmo uma terra de ninguém, deitam e rolam. Minha dica para os baianos maltratados: deixem imediatamente de comprar nesses locais cujo atendimento só faz piorar. Procurem alternativas, até que eles se manquem, ou não. E creiam: essas alternativas existem”.

Terra de Ninguém II

Meu caro Alex. Concordo com você. Aqui na nossa terrinha também tem disso. Eu procuro fazer a minha a parte. Não costumo comprar nestas tais empresas. Procuro valorizar as pequenas empresas do meu bairro porque, alem de estar ajudando os meus conterrâneos, sou muito bem tratado.

São João

Alguém ai sabe quais são as atrações do São João de São José? O site da Prefeitura Municipal não deu uma linha até agora falando da grade. Enquanto isso, municípios vizinhos estão divulgando suas festas há mais de um mês. Alguns começaram a divulgar o São João na Micareta de Feira. No site São João da Bahia se pode ver programação de vários municípios, Feira de Santana ta lá com a programação do “Arraiá da Cidade” que já terminou.

*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_
Por hoje é só que agora eu vou ali dançar um forró na roça. Lá em Retirolandia.

Nenhum comentário: