sexta-feira, 18 de junho de 2010

Os “Batateiros”


O termo é antigo, mas “bataeiros” era como eram chamados os sujeitos que, sem ter erudição para tal, tentavam utilizar linguagem rebuscada e palavras elegantes na sua oratória, visando impressionar seus interlocutores. Contudo, em geral, se davam mal, pois acabavam por soltar o que atualmente conhecemos como “cargas d’água”, ou sejam, idiotices. Por exemplo: Numa reunião de figuras proeminentes da sociedade, alguém comentou que o nível cultural, moral e ético dos politicos eleitos havia baixado. Presidente de importante instituição, do auto da sua pseudo sapiencia, declarou: É, meu caro. Isso acontece porque as pessoas de bem se “abstratam” de participar do processo político. Ele queria dizer, se “abstêm”.

Batateiros eram tolerados e viravam motivo de chacota entre a população, mas, no meio da imprensa, ninguém, em sã consciencia, admitiria um batateiro usando um microfone ou uma pena. Jornalistas e radialistas tinham a obrigação de escrever e falar bem, e, mais ainda, de ter responsalidade com as informações que passavam para a população, sob pena de perder a credibilidade junto aos leitores e ouvintes.

Mas, hoje em dia, o capitalismo selvagem praticado por jornais, emissoras de rádio e televisão, faz com que pessoas totalmente despreparadas, ou simplesmente mal intencionadas, disparem suas cargas d’água, com pose professoral. E o pior é que não aparece ninguém para corrigi-los ou desmenti-los, porque ninguém quer criar atrito com eles, ou simplesmente porque também não têm conhecimento para tal.

E é assim que ouvimos, diariamente, verdadeiros atentados contra a língua portuguesa. Eu não me conformo em ouvir o apresentador do jornal “Bom dia Brasil”, da TV Globo, despedir-se dizendo: “Voltamos amanhã”. Dá vontade de dizer: “Mas nós, não voltaremos”.

Outro dia ouvi um radialista desses que não têm o mínimo preparo para empunhar um microfone, referindo-se a um cidadão que havia ficado em estado de choque, dizer: “O cidadão ficou antâno”. Ele queria dizer atônito. O mesmo radialista, em outra oportunidade, disse que os bandidos causaram pavorosa. Ele queria dizer polvorosa. E por aí vai.

Mas, pior ainda, é a informação mal passada ou deformada. Depois de ouvir um apresentador, com nível superior, afirmar que relações sexuais consanguíneas (incesto) não causam problemas, que é invenção da igreja para justificar o pecado, eu fiquei pasmo. Mas essa semana eu ouvi um outro afirmar que “essa estória de se achar um objeto ou restos mortais muito antigos, e determinar a idade, é mentira”. Segundo ele, os cientistas “chutam” a idade e todo mundo acredita.

Alguém deveria apresentar o Carbono 14 pra ele. Indicar bons livros também seria uma boa forma de ajudar o rapaz.

Mas, deixa pra lá. No fim o impagável personagem de Waldir Moreira, o “Véio Zé”, penhoradamente agradece aos nossos “Batateiros”.

Um comentário:

Lia Sergia Marcondes disse...

Eu tenho um defeito grave: gosto de fazer as coisas da melhor forma que eu puder, mas também exijo o mesmo rigor dos meus pares. Em outras palavras, se eu faço da forma correte, quero que todos o façam. Não foi diferente com o Jornalismo.

Por exemplo: se eu era capaz de escrever com um bom português, achava que todos os outros tinham obrigação de fazer o mesmo, ou de fazer melhor. Então eu ficava muito incomodada e inconformada de ver gente no último ano de faculdade, ou recém-formada, escrevendo pior do que aluno de ensino fundamental.

Mas a escrita ruim era apenas um detalhe, entre tantos outros, que fizeram desistir da profissão. A imagem do profissional de Jornalismo no Brasil está cada dia pior, e eu não pude tolerar ser comparada/igualada a tanta incompetência. E não estava disposta a "comprar a briga" de ficar ali me matando para melhorar a imagem dos colegas.

Então passei para o outro lado, o dos leitores. E ainda tento contribuir para uma melhora no nosso Jornalismo, fazendo críticas construtivas, enquanto leitora, e incentivando outras pessoas a fazerem o mesmo.

E para vocês que estão por trás das letras, desejo boa sorte!