quinta-feira, 21 de dezembro de 2023

O que é bom e o que é ruim

          

Está sendo veiculada nas emissoras de rádio de Riachão do Jacuípe uma mensagem natalina assinada pelo senhor Assis Porto, onde ele agradece pelas coisas boas e ruins que lhe aconteceram no ano que se finda. Confesso que fiquei surpreso, embora para mim há muito tempo é natural agradecer a Deus por tudo que me acontece. Está certo o senhor Assis. Devemos sim agradecer por todas as coisas boas que recebemos, mas, também pelas ruins. Porque o que há de bom é o que merecemos e o que há de ruim é o que recebemos por não nos comportar bem. E quando algo de mal nos acontece não devemos encarar como castigo, e sim como oportunidade de aprendizado. Assim saberemos como evitar que essas coisas nos aconteçam novamente.

         Eu só fiquei ciente disso depois que tomei conhecimento da doutrina de Allan Kardec. É verdade. Devemos agradecer pelas coisas boas e devemos encarar as ruins como oportunidades para nos melhorarmos como seres humanos. Nada é em vão. Nada é perdido. Tudo é conhecimento adquirido. Está de parabéns o senhor Assis pelo despertar para esse aspecto do nosso aprendizado diário. Feliz daquele que tem uma opinião, mas se mantem aberto a novos ensinamentos.

         Alguém já disse que pior do que mudar de opinião é não ter opinião nenhuma para mudar. A mente que se trava e não se abre a novos ensinamentos, não muda de opinião, é uma mente pobre, fraca mesmo. Muitas vezes durante a nossa existência recebemos oportunidades para mudar de pensamento, de opinião, de comportamento, mas, nos prendemos a pequenez de quem morre, mas não muda. Ou seja: vai morrer do mesmo jeito que chegou à terra. Aliás, hoje já quase não existe o ponto de vista de que a vida é uma só. A grande maioria das pessoas viventes já sabe que teve vidas passadas e terá outras futuras. Nós somos carne. E como tal, morremos. Mas, o espírito que anima a carne continua vivo e terá oportunidade de se aprimorar em outras existências. Tenho pena daqueles que ainda não se deram conta disto. Mas, mesmo esses, ainda terão suas oportunidades.

         Estamos prestes a festejar novo aniversário de nascimento de Jesus e um ano novo em nossa vida terrena. Nesta época, é comum que as pessoas façam reflexão sobre o que já passou e tome resoluções para o ano que se iniciará. Ao contrário do que se pensa, mudar de opinião não é sinônimo de fraqueza, mas de força moral e capacidade para tomar-se inciativas. Vamos rever nossos conceitos, revisar nossas vidas, e com certeza encontraremos muitas coisas que podem e devem ser mudadas, não só para melhorar nossas próprias vidas, mas, também dos nossos semelhantes. Afinal, nenhuma mudança se dá sem que comece dentro de nós.  

         Pense nisso e tenha um Feliz Novo Ano!    

 

Um comentário:

Anônimo disse...

Sábias palavras, Parabéns Assis! Voce é sempre será um guerreiro 🙏um homem honrado,um esposo presente,pai irmão tio e um amigo fiel, que Deus continue te abençoando sempre 🙏