sexta-feira, 12 de junho de 2009

Artigo da Semana


O Sinjorba

O Movimento de Reorganização Sindical dos Jornalistas de Feira saiu vitorioso e teve os nomes de Manoel Macedo e Reginaldo Pereira referendados pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais da Bahia (Sinjorba) como novos delegados da entidade em Feira de Santana. Eu assinei a “Carta dos Jornalistas Feirenses” cuja pauta pleiteava, entre outras coisas, a nomeação dos delegados, cargos vagos há quase dois anos.
Contudo, eu condicionei meu apoio ao movimento a uma ação mais efetiva dos nossos representantes aqui junto à diretoria do Sinjorba, que é sediado em Salvador, para resolver uma pendenga que vem se arrastando há anos e ninguém tem vontade de resolver, que é a regularização dos jornalistas provisionados de Feira de Santana, ou seja, aqueles que não têm diploma e têm que renovar o registro na DRT a cada três anos.
A lei prevê que nas cidades onde há curso de jornalismo, não pode mais haver provisionamentos. Acho justo e correto. Contudo, o que fazer com pessoas que estão há 10, 20, 30 anos, como é o meu caso, exercendo a profissão? Simplesmente retirar do mercado? Creio que não é o caso. Alguns mais abastados correram para as faculdades particulares e fizeram o curso. Fico feliz por eles, mas, e nós, que não podemos pagar faculdade?
A minha sugestão, que pedi que os novos delegados levassem à diretoria do Sinjorba, é que se dê registro definitivo a quem já está no mercado há muitos e, só a partir de então, se proibisse novos provisionamentos. Aliás, já houve um precedente nos anos 60, quando diversos jornalistas feirenses, não formados, receberam o registro definitivo.
Atualmente o Sinjorba travou a renovação dos registros dos provisionados por conta do imbróglio sobre a exigência ou não do diploma para o exercício da profissão, que está em discussão no Supremo Tribunal Federal. Enquanto isso, nós ficamos impedidos de exercer a nossa profissão ou, exercê-la de forma clandestina.
Juro que não entendo essa má vontade do Sinjorba para conosco, jornalistas provisionados de Feira de Santana. Se já houve um precedente, não sei onde está a dificuldade em nos dar registro definitivo, e agora, com cursos de jornalistas na cidade, acabar de vez com provisionamentos.
De minha parte, espero que os novos delegados possam atuar para que nosso pleito seja atendido, pois como eu, existem dezenas de jornalistas na cidade na mesma situação.
É só uma questão de boa vontade.

2 comentários:

Charles Tanenbaum disse...

É bem idiota essa coisa de neguinho ficar querendo tirar o ganha-pão de quem quer trabalhar na honestidade e na honrradez. Depois ainda eles tem a cara de pau de ficar criticando os provisionados.
Tem que dar registro definitivo pra quem tem 10, 20, 30 anos de carreira SIM. APOIADO!!

Lia Sergia Marcondes disse...

Certamente "boa vontade" é um artigo tão em extinção quanto "honestidade", "amor ao próximo", etc.

É uma pena... :(