sexta-feira, 12 de junho de 2009

Quem tem medo do fim da exigência do diploma de jornalista?

O blog do jornalista e professor Eliomar de Lima publica um artigo interessante sobre tema polêmico: a obrigatoriedade ou não de exigência do diploma de jornalista, que estará em votação no STF nesta 4ª.feira, dia 10 de junho. Quem assina é a professora Ivana Bentes, diretora da Escola de Comunicação da UFRJ. Confira:

“Caros, midialivristas de todo o Brasil e uma quantidade significativa de professores e estudantes de Comunicação são a favor da formação superior em Jornalismo, em Rádio e TV, em Publicidade, em Cinema e em todas as habilitações de Comunicação e ao mesmo tempo contra a exigência corporativa do Diploma apenas para exercer a profissão de jornalista, o que “exclui” as demais habilitações do exercício desta profissão e exclui os fazedores de mídia e midialivristas vindos dos mais diferentes campos do conhecimento e com a mais diversa formação.
Por que a Fenaj e outras entidades corporativas não esclarecem que o fim da exigência de Diploma para trabalhar em jornalismo não significa o fim do Ensino Superior em Jornalismo? Que os Cursos de Comunicação e de Jornalismo não vão acabar com o fim dessa exigência? Que centenas de Cursos Superiores extremamente bem sucedidos e disputados, inclusive no campo da Comunicação (como Publicidade) não tem exigência de diploma para exercer a profissão e são um sucesso com enorme demanda?
Ao invés de esclarecer que são duas coisas distintas, confundem a todos! É a pedagogia da desinformação e do “medo”, a pedagogia da “reserva de mercado” para um único grupo de profissionais, os “jornalistas”, tirando a oportunidade e a empregabilidade de tantos outros jovens formados em Comunicação e não reconhecendo a potência da Mídia Livre.
Nada justifica esta “excepcionalidade” no cenário das mídias digitais! A não ser….o corporativismo.
A exigência do diploma pode acabar na quarta-feira mesmo (o Supremo Tribunal Federal incluiu na pauta da sessão de quarta-feira, dia 10 de junho, o julgamento do Recurso Extraordinário RE 511961 que extingue a exigência de diploma para exercer jornalismo) que os Cursos de Comunicação e a habilitação em jornalismo e a formação superior não vão acabar!
A Fenaj, o FNPJ não podem ter como base da sua argumentação uma relação falsa, como se o fim da exigência do diploma para exercer a profissão significasse o fim do Ensino Superior de Jornalismo!
A Comunicação e o jornalismo são importantes demais para serem “exclusivas” de um grupo de “profissionais”. A Comunicação e o jornalismo hoje são um “direito” de todos, que devem ser exercidos por qualquer brasileiro, com ou sem diploma.”
Ivana Bentes

http://direitoce.com.br

Nenhum comentário: