sexta-feira, 19 de junho de 2009

Del Feliz é uma das estrelas dos festejos juninos da Bahia


O cantor e compositor baiano Del Feliz, uma das estrelas do forró, começou sua temporada de shows em Irecê, no dia 31 de maio e só encerra a agenda no dia 5 de julho, na cidade de Retirolândia, com passagens por diversas cidades do interior da Bahia a exemplo de Riachão do Jacuípe, sua terra natal, onde se apresentará no dia 23, e Feira de Santana, onde tudo começou, como ele mesmo costuma dizer, se apresentará no dia 26, no distrito de Humildes, onde acontece o mais tradicional São Pedro do Estado.

Boa parte do Nordeste já conhece o show de Del Feliz que é acompanhado por uma super-banda composta por 12 músicos e de um corpo de balé formado de 7 bailarinos, com figurino e uma coreografia que que valorizam a cultura do Nordeste.

Del Feliz traz como marca registrada o compromisso com a música nordestina na sua linguagem autêntica, conservando bases importantes que foram construídas por artistas como Luiz Gonzaga, Trio Nordestino e Jackson do Pandeiro. Suas composições definem com rara sensibilidade sua visão da terra onde viveu, das estradas por onde passou, das lições que aprendeu e da esperança, que não morre em sua alma de poeta nordestino.

Com uma capacidade de dedicar-se quase que integralmente ao que mais ama na vida, tem o forró como sua grande paixão, Del Feliz, cujos shows têm sido marcados pelo sucesso e pela excelente receptividade do público, é a mais grata surpresa da música nordestina que anseia por mais artistas, assim como ele, comprometidos com a sua história.

Forró Enredo
Del Feliz é cantor, compositor, arranjador, diretor musical e de quebra toca pandeiro, é tecladista e ainda namora firme com uma sanfona. Cada CD lançado traz consigo a marca da qualidade do seu trabalho. O mais recente, Forró Enredo, não é diferente. O nome deste CD vem de uma homenagem do grande Geraldo Azevedo que o denominou o criador do Forró Enredo, dizendo que as músicas que Del compõe em homenagem às cidades do Nordeste, estão para o forró assim como os sambas-enredo do Rio de Janeiro estão para o Samba. E este é também o nome da música que está na faixa 8. Porém, é na faixa 13 que está o carro-chefe do CD, “A maior festa do Brasil”, gravada por 15 dos principais forrozeiros baianos, rebatizada de “Hino do São João da Bahia”.

Mantendo a tradição da sua raiz nordestina Del Feliz inclui neste CD músicas suas e de seus parceiros tradicionais, como Flavio Leandro e Adail Mena, além de composições de novos parceiros como Apriginho, Marcio Lima e Vicente Lima, Gel e Naum. Fazem parte do CD também releituras de antigos sucessos, ‘Na rua na chuva e na fazenda’ e ‘Além do horizonte’, arranjadas para o forró.

Na última faixa deste CD o artista acrescentou a música das cidades, parte de outro projeto do artista, Cantos da Bahia. No caso de Feira de Santana, ele gravou a canção em parceria com o feirense Luís Caldas. Idealizado e conduzido por ele, este projeto visa homenagear as cidades da Bahia através de composições específicas que resgatam e usam a história e tradições de cada local.

Grandes nomes da música brasileira são unânimes em reconhecer a qualidade e a autenticidade do trabalho de Del Feliz, como atestado por diversos depoimentos no seu DVD. O site www.delfeliz.com tem Informações adicionais sobre a carreira e discografia de Del Feliz, incluindo fotos e vídeos de seus shows.

Agenda de shows – Del Feliz

11.06 - Salvador
13.06 - São Domingos
19.06 - Capela do Alto Alegre
21.06 - Senhor do Bonfim e Uauá
22.06 - Maragojipe
23.06 - Terra Nova e Riachão do Jacuípe
24.06 - Santo Antonio de Jesus
26.06 - Feira de Santana
28.06 - São Francisco do Conde e Serrinha
03.07 - Pintadas
04.07 - Morro do Chapéu
05.07 – Retirolândia

Nenhum comentário: