terça-feira, 30 de março de 2010

Procissão do Fogaréu

A centenária e tradicional procissão do Fogaréu sairá nesta quinta-feira (02) da capela Nossa Senhora da Piedade, ao lado do Hospital Dom Pedro da Alcântara (HDPA, às 19 horas, tendo à frente o arcebispo metropolitano de Feira de Santana, D. Itamar Vian, o pároco da Capela, Padre Vianey, o pároco da Catedral, Padre Pedro Júnior, e o provedor da Santa Casa de Misericórdia, Dr. Outran Borges. A procissão é organizada pela irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Feira de Santana.
A procissão reconstitui a noite da prisão de Jesus, traído por Judas, que com um beijo o entregou aos soldados romanos. Antigamente apenas homens participavam da procissão, mas, há alguns anos conta com a participação de mulheres. Hoje em dia, segundo o arcebispo, as tochas que as pessoas carregam durante a procissão representam a luz de Cristo para o mundo. Por isso, é um evento que deve contar com a participação não só de homens e mulheres, mas, de toda a família.
Saindo da Capela, a procissão segue para a avenida Maria Quitéria e toma a direção da avenida Getúlio Vargas. Dali segue em direção à Igreja Senhor dos Passos, onde faz uma primeira parada. Depois segue pela avenida Senhor dos Passos em direção à Igreja dos Remédios, onde faz a segunda parada. Segue então pela Rua Conselheiro Franco em direção à Catedral Metropolitana de Santana.
Na Catedral, o arcebispo tece algumas considerações sobre a procissão e Semana Santa e, depois, a multidão se dispersa, pronta para os eventos da Paixão de Cristo, Sábado de Aleluia e Domingo de Páscoa.

Nenhum comentário: