sábado, 8 de maio de 2010

Descaso com a Educação


Com este título o professor Joselito Amorim publicou um artigo indignado com o pouco caso que se tem dado à educação em Feira de Santana. “Quem lida com a Educação sabe que para um colégio funcionar, em observância aos requisitos da legislação educacional, além de suas instalações físicas, com salas de aulas adequadas, instalações administrativas, necessita, ainda, de laboratórios, biblioteca, gabinete biométrico, áreas de circulação e para a prática de esportes, entre outras exigências.
Pois bem: o Instituto de Educação Gastão Guimarães, antiga Escola Normal, de memorável história, o mais importante estabelecimento de ensino de Feira de Santana, único colégio a dispor de uma área para prática de esportes, está sendo mutilado, perdendo a área reservada para a educação física, para que nela seja construído um centro comercial”.
A denúncia do professor tem fundamento e sua indignação é agravada pelo fato de ser ele um decano da corporação e ex-inspetor federal de Educação. O professor Joselito Amorim vem de uma época em que os professores eram respeitados, recebiam salários dignos e se orgulhavam quando seus alunos recebiam boas notas e passavam num simples exame de admissão e muito mais em vestibulares.
Era uma época, meu caro professor, em que os alunos só deixavam a sala de aula mediante autorização do professor ou a chamado da diretoria, e não lhes era permitido vagar pelos corredores, conversando e atrapalhando a aula de quem queria, de fato, estudar e aprender. Era uma época em que a escola era uma extensão da casa do aluno, e cada professor era como um parente, um pai, uma mãe, uma tia, a auxiliar e aconselhar seus alunos nos difíceis caminhos da infância e da adolescência.
Problemas sempre existiram e sempre existirão. Mas, eles foram agravados pelo descaso dos governantes, pelo achatamento dos salários dos professores, pelas más condições dos estabelecimentos de ensino, com seu total desaparelhamento. Não por acaso uma professora foi flagrada dançando pagode erótico, seminua, e ao ser demitida não hesitou em fazer carreira como dançarina pornô, pois ganha muito mais que como professora.
São outros tempos, meu caro mestre! Embalados pelas drogas, pela violência que elas geram, e pelo desrespeito pelas leis e pelas autoridades, que, aliás, não se dão ao respeito. Muito se tem feito propaganda sobre a modernização das escolas, da informatização das salas de aula, das escolas ditas de “tempo integral”, mas que, na prática, não se vê resultados. Há, primeiro, que se resgatar o respeito e a dignidade dos mestres, e exigir das autoridades, principalmente da área educacional, que se dêem ao respeito, servindo eles de exemplo para os jovens.
Eu compro a sua briga. Faço coro com suas denúncias. Mas é preciso que mais pessoas, dotadas do seu espírito público, se juntem a nós. Só unidos seremos ouvidos.

N.E. O professor Joselito Amorim é também ex-prefeito de Feira de Santana, responsável pela existência do Colégio Municipal que leva o seu nome e inúmeros outros centros educacionais da cidade.

Nenhum comentário: