Das pistas às ruas, estes carros
mudaram conceitos e influenciaram a maneira como dirigimos hoje. Confira
a seleção feita pela equipe do programa Top Gear, da BBC.
Land Rover Defender – Por chegar a qualquer lugar
Não importa onde ele rode, o Defender sempre se sente em casa. Em uma
fazenda, em uma floresta, em uma estrada enlameada. Ele é o equivalente a
um par de galochas, que é exatamente o que você deveria calçar quando
estiver dirigindo um.
Audi R10 TDI – Por trazer o diesel para as corridas
Quando um alto executivo da Audi ouviu os motores do R10 pela primeira
vez, achou que algo estava terrivelmente errado. Mas a máquina era tão
silenciosa que o som que ele escutou era de fato o dos pneus batendo na
pista. Gostem ou não, desde sua estreia em 2006, apenas carros a diesel
ganharam as provas de Le Mans.
Toyota Prius – Por estrear a vida híbrida
É verdade que, tecnicamente, o Honda Insight apareceu primeiro no
mercado. Mas ele nunca emplacou como o Prius. Desde o momento em que
Cameron Diaz e outras estrelas hollywoodianas foram flagradas por
Little Tykes Cozy Coupé – Por ser o primeiro carro de tanta gente
Engana-se
quem pensa que o carro mais vendido do mundo é um meigo Toyota ou uma
imponente picape. O título, na realidade, pertence ao Cozy Coupé, este
carrinho de plástico que já introduziu milhões de crianças ao volante – e
provavelmente à sua primeira batida.
Thrust SSC – Por ser mais rápido que o som
Ele
pode até parecer meio desengonçado do que seu sucessor, o Bloodhound,
mas em 1997, o Thurst atingiu a velocidade de 1.228 km/h, tornando-se o
primeiro carro a romper a barreira do som. Desde então, ele mantém o
recorde, o que diz muito sobre o feito.
Volkswagen Fusca – Por ser o ícone de uma era
Quando
Adolf Hitler deu ordens para que Ferdinand Porsche criasse um carro
simples e barato para o povo, sua resposta foi o Fusca. Ele colocou
milhões de cidadãos comuns nas ruas e inspirou o layout de motor
traseiro do 911, desenhado por Porsche anos depois.
Nissan Qashqai – Por inventar a mistura de designs
Houve
um tempo mais simples em nossa História em que um sedã era um sedã e um
hatchback era um hatchback. Aí nasceu o Qashqai e, de repente, todos os
elementos dos carros começaram a se misturar e o cenário automotivo
mudou para sempre. Provavelmente para melhor.
Tesla Model S – Por viabilizar os carros elétricos
Antes
da chegada do Model S, os donos de carros elétricos tinham que
recarregar suas baterias a cada cinco quilômetros, aproximadamente. O
que o mundo precisava era de uma máquina capaz de ser ligada na tomada e
depois percorrer 400 quilômetros ou mais. O S é essa máquina.
Google StreetView – Por mapear nosso planeta
Da última vez que alguém fez as contas, estes carros já tinham
percorrido 8 milhões de quilômetros e recolhido 20 petabytes de imagens.
Eles revolucionaram o planejamento de rotas e nos ajudaram a descobrir
algumas das melhores estradas do mundo. E olha que alguns
tradicionalistas dizem que é impossível superar um velho e bom mapa de
papel...
Jeep Cherokee – Por ser o primeiro utilitário de verdade
O
conceito de superutilitários existia desde os anos 30, e anos depois
surgiu o Ford Bronco. Mas foi em 1984 que o Cherokee se tornou o
primeiro carro a realmente combinar com perfeição a resistência dos
off-roads, a praticidade dos utilitários e uma importante dose de
elegância
Austin Mini – Por ser um pequeno notável
Carros compactos não eram nada quando o Mini foi lançado. Mas até então
nenhum tinha tido um design tão esperto – com um motor transversal e
comando das rodas dianteiras para maximizar o espaço interno. Nem tinham
o carisma dessa pequena joia britânica, capaz até de ganhar o rali de
Monte Carlo.
Ford Mustang – Por dar poder ao povo
Nos
primeiros seis meses após seu lançamento, o Mustang se tornou o carro
vendido mais rapidamente no mundo. Dezoito meses depois, mais de 1
milhão tinham sido produzidos. Isso foi em 1964... e só agora o modelo
está aterrissando em outros países.
Lunar Rover – Por pisar na Lua
Este
carro mudou o mundo ao partir a bordo de um foguete. Cerca de 400 mil
quilômetros depois, ele aterrissou na Lua junto com o Módulo Lunar – em
três missões diferentes – e começou a explorar a superfície do astro,
ajudando astronautas a percorrer uma distância maior e recolher mais
amostras.
Cooper T43 – Por dar forma à moderna F-1
Quando
o T43 cruzou a linha de chegada do GP da Argentina de 1958, com
Stirling Moss na direção, tornou-se o primeiro carro de motor central a
ganhar uma corrida de Fórmula 1. Ele podia até ter uma cara de mosca,
mas foi uma inspiração para os carros que temos hoje.
1886 Benz Patent Motorwagen – Por aposentar os cavalos
Ele
não passava de uma carruagem com três rodas e uma manivela de controle.
Mas tinha um motor de um cilindro, à gasolina, e seu criador, Karl
Benz, um dia chegou ao comando de uma montadora de relativo sucesso. Se
não fosse sua invenção, não estaríamos nem fazendo esta lista. (BBCBrasil)
Nenhum comentário:
Postar um comentário