quinta-feira, 24 de outubro de 2024

Polícia Militar e CCO de FSA discutem integração tecnológica e cooperação técnica das forças de segurança

A visita é um desdobramento da 1ª Reunião de Planejamento do Plano de Atuação Integrada

Na tarde desta quarta-feira (23), o Centro de Controle Operacional (CCO) de Feira de Santana recebeu a visita de representantes da Polícia Militar para discutir a ampliação da integração tecnológica e a cooperação técnica entre as forças de segurança municipal e estadual. Estiveram presentes o Coronel PM Antônio do Nascimento Lopes, comandante do Policiamento Regional Leste, o Tenente Coronel Michel Muller, subcomandante do CPRL, e o Major Rosuilson Cardoso, coordenador do Centro Integrado de Comunicações (Cicom). Eles foram recepcionados pelo secretário municipal de Prevenção à Violência, Saulo Figueiredo. 

A visita é um desdobramento da 1ª Reunião de Planejamento do Plano de Atuação Integrada, realizada na terça-feira (22), no Centro de Operações e Inteligência (COI) da SSP, em Salvador. No encontro desta quarta-feira, as lideranças discutiram as solicitações apresentadas pelo Município, como ações integradas e o compartilhamento de informações entre as esferas de segurança.

De acordo com o secretário Saulo Figueiredo, a visita foi produtiva, com foco em ações práticas e de curto prazo. "Tratamos sobre integração tecnológica, compartilhamento de dados e informações, com o objetivo de alinharmos as operações entre o CPRL e o Cicom de Feira de Santana. Já temos um novo encontro agendado para a próxima terça-feira, onde daremos início a essas ações de maneira prática e objetiva", explicou o secretário.

Um dos principais objetivos é a integração das câmeras de monitoramento da Secretaria Municipal de Prevenção à Violência (Seprev) ao Projeto Vídeo Polícia, da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP). O projeto, que utiliza sistemas de reconhecimento facial e de placas veiculares, permitirá que as imagens captadas no CCO da Prefeitura sejam transmitidas em tempo real para o Cicom, ampliando a capacidade de resposta das forças de segurança.

A medida é fruto da primeira reunião com esta finalidade, realizada em 15 de outubro, na Governadoria, em Salvador, onde o prefeito Colbert Martins Filho levou sugestões ao governador Jerônimo Rodrigues e ao secretário de Segurança Pública, além de autoridades da Polícia Civil e Militar. O objetivo do  Plano de Atuação Integrada é fortalecer a cooperação entre a Prefeitura de Feira de Santana e os órgãos de segurança do Estado, visando aprimorar a segurança pública no município.


Nenhum comentário: