sexta-feira, 15 de maio de 2009

Artigo da Semana



Oposição X Situação

Na disputa pelo poder quem vence assume a “situação” e quem perde vira “oposição”. Teoricamente, os membros da oposição devem fiscalizar os atos dos integrantes da situação, identificando falhas, denunciando fraudes e sugerindo ações. Nos países civilizados é assim que funciona. Existe, na Inglaterra, o chamado Gabinete Shadow (sombra). É integrado por membros da oposição que acompanham passo a passo o dia a dia do governo, inteirando-se das suas ações, para que, se eventualmente vierem a se tornar situação, estarão preparados para assumir o poder sem causar problemas na continuidade das ações desenvolvidas pelo governo anterior.
Mas aqui no Brasil oposição é sinônimo de adversidade, de barreira ao andamento das ações da situação. Pouco importa as necessidades do povo, pois a idéia é não deixar que a situação faça um bom governo, fazendo o povo acreditar que é ineficiente e, eventualmente, tomar o poder nas próximas eleições.
Quem não se lembra do esforço que a oposição fez para impedir que o governo de José Ronaldo construísse os viadutos? As obras eram mais que necessárias, e estavam atrasadas em 20 anos, justamente porque a oposição sempre esteve contra o governo que quisesse realizá-las.
Eu me lembro que no primeiro mandato do prefeito Colbert Martins (MDB), ele recusou receber do governador ACM (ARENA) uma moderna iluminação para o estádio Jóia da Princesa, por entender que se assim o fizesse estaria dando espaço ao adversário político para conquistar votos na cidade. Na época, o então vereador Alberto Oliveira comentou na Câmara Municipal: “Eu devo estar ficando maluco ou esclerosado. Porque não entendo como é que um prefeito que vive chorando falta de verbas, recusa uma obra cara e diz que a Prefeitura vai bancá-la”.
Aqui em Feira de Santana a oposição sempre foi pródiga em fazer denúncias que nunca se comprovaram. São as chamadas “Denúncias Vazias”, cujo maior expoente foi o ex-vereador Messias Gonzaga. O objetivo dessas denúncias é mais atrapalhar as ações da situação, do que realmente apontar alguma fraude ou falha nas ações da situação.
Atualmente, sem ter sugestões a oferecer, sem denúncias concretas para fazer, a oposição luta para promover um desentendimento entre o ex-prefeito José Ronaldo e o atual, Tarcízio Pimenta, com o objetivo de enfraquecer o grupo político a que ambos pertencem, com vistas às eleições do ano que vem.
E o povo que se dane. Afinal de contas, o povo está muito feliz com a sua Bolsa Família, e com isso não percebe que faltam empregos, obras de infra-estrutura, segurança pública, educação, saúde, habitação, lazer, etc. Sobre lazer, é bom lembrar que a oposição tentou acabar com a Micareta deste ano, sob a absurda alegação de um provável surto de dengue e meningite por causa da festa. Previsões funestas que, graças a Deus, não se concretizaram. E sobre Habitação? Bem! Vocês têm aí o programa “Minha Casa, Minha Dilma”. É só esperar até o resultado das próximas eleições.

Nenhum comentário: