sexta-feira, 8 de maio de 2009

coluna




Eu disse!...
O jornalista Claudio Humberto divulgou em seu blog esta semana que os presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados, José Sarney e Michel Temer, tiveram uma importante conversa a sós com o presidente Lula, consultando-o sobre eventual terceiro mandato. O presidente não respondeu diretamente, devolvendo a pergunta a eles: “O que vocês acham disso?” A mudança significativa é que, até agora, o presidente Lula vinha negando a hipótese, em público e em conversa privadas. Mas, eu disse, lembram?
O home é discípulo de Fidel!

Se saísse do discurso...
O novo secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado da Bahia, Nelson Pelegrino, prometeu que sua gestão à frente da instituição será marcada pelo combate ao crime organizado e conseqüente articulação com outros órgãos para alcançar este objetivo. Segundo ele, há a intenção de se criar um grupo de trabalho chamado “Inteligência Prisional”, que identificará o sistema e apontará soluções para o problema do crime e da violência. Estas informações deverão ser compartilhadas com a Secretaria de Segurança Pública e a Polícia Federal. Outras medidas incluem parcerias com outras secretarias do governo para promover a humanização de detentos e também o desenvolvimento daqueles que deixarem as prisões. “Nós vamos adotar um conjunto de iniciativas que estarão amarradas ao Plano Estadual dos Direitos Humanos e vão perpassar todas as políticas públicas dos estados e suas secretarias.”
Quando será que isso vai acontecer?

Golpe
Como já era de se esperar, já existem pessoas espertas usando o programa “Minha Casa, Minha Vida” para aplicar golpes em Feira de Santana. Golpistas visitam residências, pedem documentos e cobram taxas das pessoas para fazer inscrições no programa. A denúncia chegou ao secretário de Habitação do município, Antonio Carlos Borges Junior, que alerta as pessoas. As inscrições só terão início na segunda-feira (11), não será pedido qualquer documento e muito menos cobrada qualquer taxa. As pessoas interessadas deverão ter renda familiar de até três salários mínimos para ter direito ao programa e apenas preencherão um formulário que pode ser adquirido nos locais indicados pela Prefeitura (na secretaria, postos de saúde, escolas municipais) ou pela internet, no site da Prefeitura Municipal (http://www.feiradesantana.ba.gov.br) e entregar nos locais indicados.

Deu no Claudio Humberto
Morreu mais brasileiro de chuva que de “gripe suína” até agora: 30, pelos últimos dados. É a porcaria da desigualdade que contamina o país.

Por falar em chuva...
No ano passado o estado de Santa Catarina, que deve caber umas três vezes dentro da área do Maranhão e Piauí, foi atingido por enchentes que deixaram milhares de pessoas desabrigadas. O estado recebeu ajuda de todo o Brasil. Daqui mesmo de Feira, saíram toneladas de donativos. Agora, a população nordestina sofre com enchentes. Alguém aí tem notícia de alguma ajuda dos “hermanos” do Sul Maravilha?

Ainda a chuva
Pelo menos uma em cada 13 cidades do Nordeste já decretou situação de emergência por causa das chuvas que atingem a região desde o início de abril. São 141 municípios em seis Estados (Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte). O total de mortes já chega a 34. Ontem (7) foram confirmadas cinco mortes --três no Ceará, uma na Bahia e outra no Maranhão. O número de desabrigados é incalculável.

Ainda a chuva (I)
Não faltou quem me chamasse de mesquinho quando eu contei que, no ano passado, ao entrar num prédio público, fui abordado por uma mulher, trajando avental vermelho e com uma prancheta na mão, que me perguntou se eu não queria fazer minha doação para as vítimas das enchentes no Sul do País. Eu respondi que não, mas que gostaria de mandar algum auxílio para as vítimas da seca daqui do Nordeste. Eu não vi ninguém ainda, este ano, para perguntar se eu quero ajudar ao povo do Maranhão, por exemplo, onde há maior número de desabrigados.

Êpa!!???
Eu ouvi dizer, mas não quero acreditar, que até hoje tem supermercado vendendo sobras dos donativos enviados para Santa Catarina. Mas, todo mundo viu pela TV soldados e voluntários saqueando os donativos. Não viram? Pois é!


Bolsa miséria

40 mil candidatos recebiam a “ajuda” do Bolsa Família. Destes 557 foram eleitos nas eleições de 2006 e 2008, segundo levantamento feito pelo ministro Augusto Nardes, do Tribunal de Contas da União. Ele analisou o registro do Cadastro Único, onde ficam identificadas e caracterizadas as famílias segundo sua situação socioeconômica. O relatório do TCU apontou ainda 312.021 famílias que recebem o benefício irregularmente. Tá bom pra você?

Lá como cá...
Notícias dão conta de que desde que decidiu que “não tem vergonha” de absolver Edmar Moreira, o deputado do castelo de R$ 25 milhões, o relator do Conselho de Ética e deputado Sérgio Moraes (PTB-RS) foi ao plenário da Câmara na quinta (7) para fazer novos ataques à imprensa. Ele já acusou jornalistas de “baterem”, mas ele “sempre se reelege”. Segundo Moraes a imprensa, que “em sua maioria é mentirosa”, só quer “manchar a imagem do Congresso”. O deputado se irritou com uma jornalista do jornal O Globo, e dedicou boa parte do seu discurso a descrever como é triste o trabalho dos comunicadores: “Que triste emprego [jornalista]! Tem que trabalhar com mesquinhez, distorcer, conduzir de forma mesquinha o processo neste parlamento,” afirmou Sérgio Moraes. Qualquer semelhança com alguns edis daqui é mera coincidência.

_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_
Por hoje é só que agora eu vou ali ver se tem alguma ONG coletando donativos para os nordestinos desabrigados.

Nenhum comentário: