sexta-feira, 29 de maio de 2009

Artigo da Semana


Coração de Estudante

Eu esperei bastante para abaixar a poeira até poder emitir uma opinião sobre o ocorrido entre os estudantes e o prefeito Tarcízio Pimenta. Eu fui um estudante ativo, participante dos movimentos estudantis numa época em que tal comportamento era muito perigoso. Corríamos o risco de ser presos ou desaparecidos pelos membros da repressão da ditadura militar.
Hoje os tempos são outros, e os estudantes gozam da liberdade de expressão que nós, os antigos estudantes, ajudamos a lhes proporcionar. Contudo, a exemplo do que ocorria no meu tempo, os movimentos e manifestações estudantis sofrem infiltrações de pessoas totalmente fora do contexto estudantil. São alcaguetes, oportunistas, políticos e outros tipos de mau caráter, que se infiltram entre os estudantes para insuflá-los, provocá-los e orientá-los indevidamente, a fim de atender aos seus escusos interesses.
Sou totalmente a favor das manifestações estudantis. Dá-me alegria e prazer ver a estudantada brasileira retomando o caminho da politização, exercendo seus direitos de cidadãos, formando novas lideranças. Mas, todo cuidado é pouco. Os movimentos precisam ser bem elaborados, cercados de cuidados para que o tiro não saia pela culatra.
Não se pode, por exemplo, ofender e ameaçar as autoridades constituídas. Todas as ações devem ter cunho civilizado e, em lugar de ameaças e agressões, que não levam a lugar nenhum e ainda pode causar constrangimentos e danos aos movimentos, deve-se tomar o caminho da justiça, acionando os mecanismos judiciais para resolver questões.
O vereador peemedebista Frei Cal foi muito feliz ao afirmar que o movimento estudantil em Feira de Santana não pode ser descaracterizado devido ao episódio. “As manifestações devem ocorrer sempre que se busca o bem comum para todos. O movimento social organizado tem esse papel”, disse ele. Também o vereador Getúlio Barbosa afirmou que qualquer atitude de violência é condenável. “Nenhum de nós concorda com a atitude de cercar o prefeito, absolutamente”, disse ele. Porém, segundo o vereador, é direito sagrado de qualquer entidade civil organizada realizar protestos e manifestações.
Concordo plenamente. Contudo, entendo que o prefeito Tarcízio Pimenta também deve desarmar o seu espírito e receber os estudantes para conversar, civilizadamente. Os estudantes, por sua vez, devem identificar os intrusos e expulsá-los do seu meio.
E se querem saber, eu estou com os estudantes. As empresas de transporte coletivo cobram uma das maiores tarifas do País, mas prestam um serviço ruim. Seria um gesto de grandeza do prefeito Tarcízio revogar o reajuste da tarifa de transporte coletivo e só voltar a discutir o assunto quando as empresas se enquadrassem, oferecendo ônibus novos, adaptados para atender também aos portadores de necessidades especiais, e cumprindo os horários pré determinados pela SMTT.
Qualquer atitude em contrário soa como verdadeira a afirmação dos que picharam o prédio da Prefeitura. Uma ação condenável, mas uma denúncia grave: “Sincol mandou, Tarcízio aumentou.

Nenhum comentário: