sexta-feira, 5 de novembro de 2010

A raiva é má conselheira e o tempo senhor da razão


“Mate um nordestino afogado', disse a paulista Mayara Petruso, estudante de Direito, que “culpou” a população do Nordeste pela eleição da Dilma. E completou: “Afunda Brasil. Dêem direito de voto pros nordestinos e afundem o país de quem trabalha pra sustentar os vagabundos que fazem filhos pra ganhar o bolsa 171”.
Em que pese o preconceito da estudante contra seus irmãos Nordestinos, crime previsto na constituição Federal, há aspectos que precisam ser analisados com frieza. Afinal, ela não está sozinha, haja vista as inúmeras declarações semelhantes que se sucederam após as dela, contra e a favor.
O principal equívoco de Mayara se evidencia nos dados do TSE, segundo os quais, só os votos do Nordeste não elegeriam Dilma Rousseff. Ela foi eleita com mais de 55 milhões de votos, obtendo 56,05% dos votos, contra 43,95% de José Serra (PSDB). Se os votos das regiões Norte e Nordeste fossem cancelados, Dilma seria eleita com uma diferença de 275 mil votos. Dilma não teria vencido se não fossem os votos de Minas Gerais e Rio de Janeiro, dois estados do Sudeste.
Isto posto, passemos a outros aspectos da questão: O programa “Bolsa Família” surgiu com o objetivo de suprir financeiramente famílias que mantinham seus filhos fora da escola, porque precisavam do trabalho deles na lida diária. Com a “ajudinha” do governo, os pais poderiam liberar seus filhos do trabalho e enviá-los à escola. Mas, como a política estraga tudo, inclusive as boas idéias, os políticos logo transformaram o programa na maior compra de votos explícita do País. E quem paga a conta é justamente quem trabalha e paga impostos.
A outra questão é: Analfabeto deve votar? Quem está decidindo eleições no País não é gente alfabetizada e culta, mas sim, gente analfabeta e ignorante, sem discernimento, incapaz até para trabalhar. Gente incompetente e preguiçosa, que se acerca dos poderes para tirar proveitos próprios, trocando votos por empregos, remédios, comida ou os míseros Reais da Bolsa Família.
A raiva é má conselheira e a pressa inimiga da razão. Não é matando ninguém que vamos consertar as coisas. As pessoas inteligentes e cultas têm obrigação de ser melhores que as ignorantes, portanto, capaz de derrotá-las no campo das idéias. Antes de mais nada é preciso eliminar os desonestos e aproveitadores da política.
Sim, se pode. Basta ficar de olho neles. Arquivar em pastas todas as suas ações maléficas, notícias sobre escândalos e mutretas em que se envolveram, e divulgar entre o maior número possível de pessoas, órgãos e instituições. E quando eles se candidatarem a algum cargo eletivo, refrescar a memória das pessoas para que não tornem a votar neles. É um bom começo. E é sempre bom lembrar que temos uma poderosa ferramenta de comunicação nas mãos, que é a Internet. Coisa que os analfabetos e ignorantes não têm.

Nenhum comentário: