sábado, 26 de agosto de 2017

A plataforma de jogos com a qual adolescentes estão ganhando milhões de dólares



O objetivo do engenheiro David Baszucki era criar um programa para despertar o interesse de crianças pela física.

Em vez disso, acabou desenvolvendo Roblox, uma plataforma de jogos com a qual alguns adolescentes estão ganhando milhões e que superou, neste ano, o número de usuários do popular Minecraft.

Se você tem mais de 20 anos, é muito provável que não tenha ouvido falar do Roblox. Embora esteja no mercado há 12 anos, a plataforma não ganha muitas manchetes nem é muito conhecida do público em geral.

Em 2015, contava com apenas 5 milhões de jogadores mensais. Ao final de julho deste ano, no entanto, estes já somavam 62 milhões - sendo 8 milhões deles só na América Latina.




Jogos feitos por crianças

A primeira aventura empresarial de Baszucki foi o Knowledge Revolution, companhia de software pedagógico dedicado à física e a programas de simulação mecânica.

Ela chegou a ser líder em seu setor, segundo dados da startup CrunchBase.

A empresa se integrou ao MSC Software em 2000 e, cinco anos depois, Baszucki lançou o Roblox. A ideia original era que crianças usariam a plataforma para criar objetos enquanto aprenderiam conceitos de física.

Mas os estudantes encontraram um uso mais interessante: começaram a desenhar seus próprios mundos.

Foi assim que a empresa decidiu abrir o programa para permitir o desenvolvimento de jogos. Com isso, mais de 29 milhões deles nasceram na plataforma.



Explosão

Embora o Roblox exista há mais de uma década, apenas em 2016 a fabricante de consoles de videogame Xbox passou a ser uma de seus apoiadores - e foi aí que o número de usuários disparou.

Desde então, a empresa também introduziu novidades como ferramentas que facilitam jogar com apenas uma mão ou usuando uma câmera em "modo retrato" (na vertical).

Isso, junto à possibildiade de compartilhar os resultados com amigos, fez crescer seu uso em celulares.

A peculiaridade do Roblox é que são os usuários que desenvolvem os jogos com a ajuda do Roblox Studio, uma ferramenta que facilita o processo.

Crianças de 6 anos já se aventuraram a criar suas próprias histórias, afirmou a empresa à BBC Mundo. Hoje, quase 2 milhões de pessoas criaram ao menos um jogo dentro da plataforma.



Programação fácil

"Tornamos (a programação) muito fácil", garante um representante da companhia. "Nosso ambiente de criação permite aos desenvolvedores construir jogos em 3D para PC, Mac, iOS, Android, Xbox One e Oculus Rift ao mesmo tempo."

O resultado salta à vista na página inicial da plataforma: jogos rudimentares com gráficos quase geométricos dividem espaços com outros que têm diferentes graus de sofisticação.

Os mais novatos se limitam a funções básicas do Roblox Studio. Os mais habilidosos usam seus conhecimentos com a linguagem de programação para ter um acabamento mais profissional.

No ano passado, youtubers descobriram a plataforma e, via tutoriais, acabam aumentando a popularidade do Roblox. (BBCBrasil)


Nenhum comentário: