sexta-feira, 23 de julho de 2010

A quem estão enganando?


A respeito da badalada atuação da Polícia na operação conjunta com a receita estadual, que, segundo divulgado pela Imprensa prendeu dezenas de criminosos, desmontando uma poderosa organização que já vinha atuando há vários anos na Bahia, há controvérsias.

Quem a polícia prendeu, em sua maioria, foram comerciantes que, no meu modo de entender, não agiram diferente de nenhum outro do País. Estavam apenas se defendendo da escorchante carga tributária que os governos os impõe. Eu desafio o comerciante que me prove que sobrevive sem sonegar impostos. É impossível. Todo mundo sabe disso, mas não fala por conveniência ou medo. Vale salientar, que alguns policiais corruptos também foram presos.

O Governo do Estado vive a propalar que encontrou o Estado quebrado e que não tem verbas para isso ou para aquilo. Mas, quando quer, acha a verba necessária, inclusive para construir estádio para Copa do Mundo (este é um assunto que abordarei em outra oportunidade), mas,não acha para pagar decentemente os médicos anestesistas, enquanto pessoas morrem às centenas pela Bahia afora.

Eu não brinco quando digo que daria, se pudesse, uma medalha a cada ladrão de banco, desde que não matassem nem agredissem ninguém durante o assalto. Porque se existem ladrões neste País, os maiores são os banqueiros, e seus comparsas, políticos desonestos que os acobertam. Vejam o caso do bandido Daniel Dantas que, uma vez preso, conseguiu reverter o processo e quem caiu em desgraça foi o delegado que o prendeu.

Comerciantes desonestos existem, e são muitos, que compram cargas roubadas, levando para suas prateleiras mercadorias sujas de sangue de inocentes trabalhadores caminhoneiros, pais de família. Estão presos, por acaso? Não! Porque são endinheirados, podem comprar advogados e Juízes desonestos, vendedores de sentenças, como se vê sempre no noticiário nacional.

Sei que muita gente vai ficar zangada comigo por dizer estas verdades tão direta e claramente, mas, por favor, não joguem o lixo para debaixo do tapete. Vão tirar satisfações de quem gera estas situações. Porque gente como eu, que trabalha, paga impostos, ganha apenas o suficiente para viver com um mínimo de dignidade.

Só para exemplificar o que digo, vejam o estado de abandono em que se encontram nossas estradas, provocando acidentes que ceifam vidas diariamente. No entanto, quando abastecemos nossos carros, deixamos lá a CID, que é um imposto que foi criado para construção e conservação de estradas. Pagamos também o IPVA, quando licenciamos nossos veículos, imposto este direcionado para o mesmo fim. Isso é bitributação. E, no entanto, as estradas continuam em petição de miséria. E, com a desculpa de que não tem verba, terceiriza as rodovias e nós pagamos a conta. Tri tributação. Quem é que está roubando aqui?
A quem querem enganar? A mim é que não é.

Nenhum comentário: