sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Ainda falta tudo


Volto a afirmar que é tímida a ação das polícias e forças armadas contra o tráfico e a bandidagem no Rio de Janeiro. Digo tímida diante do tamanho da rede de marginalidade que assola não apenas o Rio, mas o País inteiro. Ainda acho pouco o que foi feito no Rio. A maioria dos bandidos que confrontaram a Polícia, quando correu em fuga desesperada, não foi devidamente acossada e se refugiou em outros locais.
Realmente, tomar a mercadoria, o dinheiro, as armas, o patrimônio e o território dos traficantes foi uma coisa boa, mas não vai resolver o problema. Os bandidos continuam vivos e soltos, e vão se reorganizar em algum lugar. Para o sul eles não vão, porque os estados do sul são organizados e não vão permitir bandidos se instalando em seus territórios. O estado de Minas montou barreiras para evitar que seu território seja usado como rota de fuga da marginalidade. Restam o Centro Oeste, o Norte e o Nordeste, terreno fértil para os negócios dos traficantes.
Uma verdadeira guerra contra o narcotráfico não pode ficar confinada ao território do Rio de Janeiro. Tem que ser uma ação conjunta e decisiva das forças armadas como um todo, em todo o País. Não adianta botar alguns poucos bandidos na cadeia e fazer outros tantos fugirem. É necessário eliminá-los. Nesse tiroteio todo vi apenas um marginal ser baleado e socorrido pelos seus comparsas. Não, para mim não foi o suficiente.
Além do mais, o processo passa ainda por toda uma reforma na legislação, no código penal, no sistema carcerário, e, principalmente, no poder judiciário. É preciso destituir dos cargos e botar na cadeia advogados, juízes e outros membros corruptos do judiciário, que se venderam aos bandidos. Não demoraram a aparecer denúncias de policiais corruptos, verdadeiros marginais fardados, roubando e cometendo toda sorte de abusos contra pacatos e honestos cidadãos, durante a campanha nos morros do Rio.
Isso tem que acabar. Não adianta nada algumas poucas bravatas localizadas, realizadas apenas para dar uma satisfação à sociedade, mas que não vai resolver efetivamente o problema. E volto a afirmar: o tráfico só existe porque existe a proibição, que ainda gera a corrupção. Porque não se faz nada direito? O jogo do bicho não é proibido? Então porque as bancas de jogos estão espalhadas pelas ruas das cidades e todo mundo joga? O mesmo acontece com as máquinas caça níqueis. De vez em quando a Policia faz uma batida, confisca algumas máquinas, mas logo elas estão de volta aos seus locais de origem.
Fala sério! O pseudo paternalismo do governo tem que acabar. O cidadão tem que ser livre para decidir sobre o que é melhor para si. Quer se drogar, se drogue. Mas qualquer abuso que cometer sob o efeito de drogas será severamente punido. Como no caso do álcool nas estradas. Quer jogar, jogue. O dinheiro é seu. Mas não pode prestar queixa de que foi roubado numa casa de jogo. Você sabia onde estava se metendo.
Ah! Mas existem os menores. Bem. Hoje em dia, a partir de 14 anos qualquer pessoa já sabe muito bem diferenciar o certo do errado. Vamos tirar a máscara e abrir os olhos. A realidade está bem aí.

Nenhum comentário: