quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Renovando atitudes


Na passagem de um ano para o outro costumamos fazer avaliações sobre nós mesmos, nosso comportamento no ano que termina e, a partir daí, tomar decisões para o ano que se inicia. Chegou às minhas mãos o livro “Renovando Atitudes”. Trata-se de um livro baseado no “Evangelho Segundo o Espiritismo”, ditado pelo espírito de Hammed e psicografado pelo médium Francisco do Espírito Santo Neto. Discussões religiosas à parte, eu recomendo o livro para quem quer fazer uma reflexão séria sobre si mesmo e renovar suas atitudes em direção a uma vivencia melhor enquanto permanecemos neste “Vale de Lágrimas”.

Diz o autor: “... não temos a pretensão de impor regras ou determinar caminhos, nem mesmo regulamentar quais as melhores atitudes a serem tomadas. Por termos consciência da imensa diversidade dos níveis de amadurecimento dos seres humanos... fazendo tudo que lhe é possível fazer no momento, ou seja, conduzindo-se no agora com o melhor de si mesmo... Passaríamos por incoerentes se censurássemos um botão de rosa ainda fechado, por não estar já totalmente desenvolvido ou aberto, ou recriminássemos uma roseira por não ter dado a mesma quantidade de botões do que a outra plantada ao seu lado”.

Todos nós temos o mau hábito de julgar nossos semelhantes tomando por base nosso próprio comportamento, sem considerarmos que cada ser humano é único, vivendo em realidades únicas, carregando consigo suas experiências e vivências de acordo com a sua existência. E o que é pior. Esquecemos sempre de que Jesus nos alertou para que não julgássemos os outros, pois que seríamos julgados da mesma forma que julgamos.

O tempo urge e é preciso tirar, primeiro, a trave do nosso olho, antes de tentarmos tirar a trave do olho do nosso irmão. Precisamos antes cuidar do nosso corpo, da nossa fé e do nosso espírito, para estarmos firmes e fortes para poder socorrer a quem nos pedir ajuda. Nestes tempos corridos e agitados não temos tido oportunidades de refletir sobre nós mesmos e avaliarmos nossas atitudes perante os nossos semelhantes.

Nem que seja por alguns minutos, escolhamos um tempo para nós mesmos. Retiremo-nos em silêncio para qualquer lugar tranquilo, longe da agitação mundana, e, invocando o Espírito Santo, reflitamos sobre nós mesmos. Creio que assim conseguiremos fazer de 2011 um ano melhor de verdade.

Apanhe o livro da sua fé, veja os ensinamentos nele contidos e faça sua reflexão. Mas uma coisa é extremamente necessária: Qualquer decisão que tomar deverá vir acompanhada de fé e determinação. Não seja você mais um a resmungar preces sem saber o que está dizendo.
Feliz Ano Novo!

Nenhum comentário: