quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Governo fecha CCAA para reforma e cancela espetáculos já agendados


A indignação toma conta da classe artística de Feira de Santana, segunda maior cidade do estado da Bahia, carente de incentivos, movimentos e recursos financeiros destinados à cultura. A cidade conta apenas com alguns teatros pequenos, com cerca de 300 lugares, e o maior abriga 500 pessoas na platéia - o Centro de Cultura Amélio Amorim (CCAM).

Praticamente todas as academias e grupos de dança da cidade utilizam o Amélio Amorim para as suas apresentações, por ser o que comporta os alunos e público. Estas apresentações são agendadas através de ofício no primeiro dia útil do mês de maio. A partir desta data, os diretores das escolas começam a estudar os temas, pesquisar trilha sonora, figurino, cenário, correm atrás de apoios culturais, ensaiam seus alunos e alunas com muita dedicação e compromisso.

Infelizmente, este ano, na terça-feira passada (08), os diretores dos espetáculos foram surpreendidos por uma notícia desagradável às vésperas dos seus espetáculos: o teatro será fechado para reforma e todos os eventos serão cancelados.

Entretanto, todas as providências para que os espetáculos aconteçam, já foram tomadas, investidos recursos, fantasias e cenários estão prontos, funcionários extras foram contratados, convites e cartazes impressos.
Esta decisão, não democrática, implicará além de aflição aos diretores dos espetáculos, também a frustração de no mínimo 1.000 crianças e adolescentes envolvidos, além das suas famílias e amigos que esperam por este momento belo e raro por todo o ano.

Todos sabem que a reforma no Centro de Cultura é necessária e urgente, e os próprios diretores já torciam para que ela acontecesse. Entretanto, o momento é inoportuno, pois a agenda já estava comprometida e as pessoas serão prejudicadas, visto que não existe outro local que se possa realizar eventos de tal grandeza. Não apenas pela proximidade das datas, mas também porque os demais espaços já estão ocupados.
Os diretores esperam bom senso da parte do Centro de Cultura e da Fundação Cultural, mais respeito para com os seus trabalhos e mais seriedade para com a cultura.

Reforma começa na terça-feira
A coordenadora do CCAA, Rebeca Rodrigues, confirma que o prédio da instituição vai passar por uma ampla reforma. Segundo ela, os trabalhos vão começar na próxima terça-feira (14). Serão reformados o telhado, o forro de madeira da sala principal, o palco que foi danificado pela ação dos cupins e a pintura interna, além da recuperação de camarins e o polimento do palco. Conforme Rebeca, pelo cronograma de reforma os trabalhos devem ser realizados em 60 dias.

Quanto a reclamação dos dirigentes de academias que dizem que vão sofrer prejuízos financeiros com a reforma, Rebeca não quis adiantar o que vai ser feito para resolver o impasse. Mas afirmou que agendou uma reunião para as 8h30 desta quinta-feira (10), para discutir o assunto. A reunião vai contar com a participação de empresários do setor, da coordenação do Centro de Cultura e do deputado estadual José Neto.   

Nenhum comentário: