sexta-feira, 18 de novembro de 2011



Ensino I
Cerca de 70 novas faculdades de medicina foram abertas no País no ano passado. Mas os médicos formados, quando avaliados, deixam transparecer a má qualidade do ensino que receberam. Menos de 50% deles demonstram estar aptos ao exercício da profissão. Alguns não conseguem diagnosticar uma simples inflamação de garganta. Isto é Brasil!

Ensino II
O Índice Geral de Cursos do Ministério da Educação (MEC), teve resultado publicado nesta quinta-feira (17) no Diário Oficial da União. Em todo o Brasil, o número de instituições que não tiveram bom Índice ultrapassa a marca de 680. A Escola de Negócios do Estado da Bahia (Eneb), a Faculdade Nobre (FAN) e a Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (Unef) estão entre as 47 instituições de ensino superior da Bahia reprovadas. Todas as instituições baianas reprovadas obtiveram nota 2, consideradas pelo Ministério como insatisfatórias.

Emendas I
O município de Feira de Santana está sendo contemplado com emendas ao Orçamento da União apresentadas no Congresso Nacional pelo deputado federal José Nunes. A informação é do vereador Lulinha, que apoiou o deputado em Feira de Santana. As emendas alocadas pelo deputado totalizam quase R$ 2 milhões. O que se espera agora é que as emendas sejam aprovadas e as verbas liberadas pelo governo federal para que resultem em benefícios para o município de Feira de Santana.

Emendas II
Só pra lembrar, da ultima vez que um pára-quedista destes colocou emendas de R$ 2 milhões para Feira de Santana, e foi liberada, coisa que os deputados daqui não conseguiam, eu estranhei o fato, porque era toda a verba de subvenção social que ele dispunha, e não fazia sentido ele liberar tudo para Feira de Santana, uma cidade com a qual ele não tinha nenhuma identificação. Depois, deu no que deu. A verba foi liberada para a Santa Casa de Misericórdia, que já estava afundada em dívidas e ninguém sabe onde foi parar tanto dinheiro. Dá ou não para desconfiar de uma esmola tão grande?

Sincretismo
Na coluna “Ponto & Vírgula”, escrita por Humberto Cedraz no jornal Folha do Estado, foi publicado que o deputado Carlos Geilson estava presente a um evento evangélico, contrito em orações, ostentando no braço duas fitinhas de Senhor do Bonfim.

Corrupção
Cerca de 30 cidades brasileiras promoveram a “Passeata Contra a Corrupção”, nascida nas redes sociais e encampada por instituições como Rotary, Maçonaria, associações classistas e comunitárias. Contudo, em todas elas a participação popular ficou aquém do esperado. Por que será? Vale refletir sobre o assunto.



Admirável Mundo Novo
Este é o nome do livro escrito em 1932 pelo britânico Aldous Huxley, onde ele faz a mais aterradora profecia sobre a era em que estamos vivendo agora. Uma civilização escravizada pela máquina e dominada pela tecnologia. Um mundo onde a família foi abolida e não há lugar para sentimentos nem livre arbítrio. Graças a Deus, já cumpri mais da metade do caminho. Tenho pena dos meus filhos e netos.

Marizélia e os Coisinho
Eita que a cidade hoje está cheia de charme. Marizélia e os Coisinho (que Xangai insiste em chamar de Marizete e os Cumpadinho) vai estar hoje a noite na Garage. A menina canta que só, lembra mesmo a imbatível Clara Nunes. Eu soube que ela esteve em Salvador, e arrasou. É isso aí. De Feira para o mundo. 


Cantos da Natureza
Cantos da Natureza é o nome do espetáculo musical protagonizado pelo compositor Augusto Jatobá, com a participação especial de Xangai, que acontece nesta sexta-feira (18), às 20:30, no Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca). Com entrada franca, o show promete animar a noite com outras atrações de peso, como o reggaeman Tonho Dionorina e convidados. Estarei lá. Problema de quem não vai.

“Músicas que Marcaram a Minha Vida”
Neste sábado (19), às 20 horas, no Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA), a cantora e compositora Márcia Porto faz show em comemoração à sua trajetória artística. Márcia dedica um CD que leva o mesmo nome do show, gravado especialmente para esta ocasião. O show revela a intimidade da cantora, tendo exclusivamente canções que marcaram sua vida e, ao mesmo tempo, sua trajetória como interprete. Márcia leva para seu show os cantores Carlos Pitta, Tonho Dionorina, Gilsam, Djalma Ferreira, Janno, Céliah Zaiin e Dilma Ferreira como convidados especiais.

Arbitragens
Que o nível das arbitragens neste Campeonato Brasileiro está abaixo da crítica, todo mundo sabe. Mas, desta vez, creio que até o mais fanático torcedor anti Bahia vai concordar comigo. O que aquele juiz safado, gaveteiro, fez no jogo entre Bahia e Internacional, era pra ele sair do campo direto para a cadeia. Ele não só prejudicou o Bahia, mas também a carreira de um jovem e promissor jogador brasileiro, como todo o trabalho de dezenas de pessoas, além de dar mau exemplo para os seus colegas. E agora! Quem vai pagar o prejuízo do Bahia e do Corinthians (dono do jogador)? E outro criminoso, o tal de Bolívar, zagueiro brucutu do Internacional, será punido? Claro que não. Assim que os cartolas da FIFA querem. Recusam-se a usar recursos eletrônicos para tirar dúvidas em lances, justamente para poder continuarem manipulando resultados.

Pára choque de caminhão
“Fala dos ausentes e te direi quem és” (coletado pela professora Lélia Vitor)

Philosopher
“Ó, maravilha!/Que admiráveis criaturas aqui estão!/Como é belo o gênero humano!/Ó admirável mundo novo/que possui gente assim!”. (William Shakespeare – A Tempestade – Ato V).

*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*
Por hoje é só que agora eu vou ali visitar o mundo velho que este novo não me agrada em nada. E pode me chamar de dinossauro que eu não tô nem aí. Aliás, eu gosto.

Nenhum comentário: