O aplicativo Fala Feira, mantido pela
Prefeitura de Feira de Santana, já recebeu, neste período de pandemia,
758 denúncias de funcionamento inadequado de bares e outros
estabelecimento que, por decreto municipal, estão proibidos de abrir
suas portas. Geralmente as denúncias estão relacionadas à aglomeração de
pessoas, que pode colocar em perigo a segurança individual,
potencializando a possibilidade de transmissão da Covid-19, entre elas,
que não obedecem as orientações do distanciamento seguro.
Mais de 30% das denúncias foram
confirmadas pela fiscalização, que notificou os estabelecimentos. Outras
425 reclamações serão averiguadas. O canal de comunicação estreita a
relação entre as autoridades e a população que se sentir prejudicada ou
vir descumprimento do decreto é o telefone 156.
As denúncias, diz a coordenadora do
telefone 156, Mariluce Araújo, são enviadas às secretarias
correspondentes, que tomam as providências previstas na legislação.
Outras são encaminhadas para a Guarda Municipal. “Geralmente os guardas
fazem abordagens de conscientização”.
As reclamações relacionadas ao comércio,
por exemplo, são encaminhadas à Settdec (Secretaria do Trabalho,
Turismo e Desenvolvimento Econômico), responsável por estas ações no
setor. A Seprev (Secretaria de Prevenção à Violência) está atenta às
denúncias, feitas por cidadãos preocupados em manter baixos os índices
de novas contaminações, e busca agilizar a sua verificação. E, assim,
não permitir descontrole nas ações de prevenção da doença.
Nenhum comentário:
Postar um comentário