quarta-feira, 7 de abril de 2021

Aos excluídos da sociedade

Muitas pessoas sofrem porque são discriminadas e excluídas da sociedade. Sentem-se inferiores e marginalizadas, sendo que muitas entram na revolta, passando a agredir a sociedade que as hostiliza. As propostas e as tentativas de inclusão são boas, mas a verdade é que a inclusão dos diferentes não acontece de verdade. O diferente ainda causa espanto,  indiferença, intolerância por parte dos ignorantes que desconhecem que ser diferente é a coisa mais natural da vida.

Embora os negros, os homossexuais, os índios, os "deficientes" físicos e mentais digam que são os mais excluídos, eu acredito que a maior exclusão acontece pelas condições financeiras. As pessoas pobres são as mais excluídas da sociedade. Isso acontece porque vivemos num mundo de pessoas iludidas pelo materialismo, onde as pessoas valem pelo que possuem e não pelo que são. Apresente à sociedade um rico que não tem nenhum escrúpulo e ele será aceito de portas abertas, enquanto uma pessoa honesta e de bom coração, mas pobre será rejeitada. Não adianta tentar mentir. Nós tratamos diferente quem tem dinheiro daqueles que não tem. Parece que, quem é rico ou tem uma condição financeira melhor, é mais importante e deve ser tratado com deferência.

A maneira que recebemos um rico e um pobre em nossas casas é diferente, embora tentemos enganar nossa própria consciência dizendo que "trato tudo igual". É mentira. Basta alguém aparecer com um carro caro para que as pessoas ao redor mudem, fiquem educadas, solícitas e bondosas. Quando chega uma pessoa comum ou um mendigo tratam mal. Isso é uma doença ainda incurável, e eu acredito que levará ainda muitos anos para o ser humano evoluir e encontrar a cura para esse mal. Contudo, do ponto de vista espiritual, ser excluído da sociedade é, na verdade, um presente. A sociedade é gravemente doente, formada por pessoas superficiais e iludidas, fingidas, falsas, hipócritas e mentirosas. Basta olhar uma festa com olhos de observador atento e verá o que estou dizendo. Nesse caso ficar longe de um ambiente social é um presente que a vida nos dá para que possamos evoluir mais rápido e aprender a reconhecer os verdadeiros valores da vida, que são os valores do espírito. É óbvio que precisamos ser sociais, pois precisamos trabalhar, interagir com outras pessoas, estudar, fazer amizades etc. Mas viver em ambientes e rodas sociais, principalmente onde se encontra a alta sociedade é mergulhar fundo nas ilusões humanas. Quem fica distante disso é, na verdade, um abençoado.

Se você está sofrendo porque é discriminada, vítima de preconceito seja de qual espécie for, pare de sofrer aprendendo a ver a vida com os olhos do espírito. Estar longe de tudo isso é estar longe da ilusão e do sofrimento. Ao invés de chorar e se lamentar, agradeça a Deus a chance de poder viver uma vida mais verdadeira, onde os afetos são sinceros, onde as pessoas gostam de você pelo que você é e não pelo que você tem ou pelo que você representa. Você não precisa ser aceita pela sociedade para ser feliz. Você precisa ser aceita por você!

Pense nisso e não se iluda mais.

*Maurício de Castro é professor e escritor espiritualista. Publicou dezenas de romances psicografados, ditados pelos espíritos Hermes e Saulo.

Nenhum comentário: