terça-feira, 1 de agosto de 2023

145 anos de emancipação política. Salve, Riachão!


Hoje, 01 de agosto, Riachão do Jacuípe completa 145 anos de emancipação política. Município brasileiro do estado da Bahia situado a 186 km de distância da capital estadual, e pertencente à Área de Expansão Metropolitana de Feira de Santana. Sua população atualmente é de 33.498 habitantes, sendo o segundo município mais populoso da RMFS entre 16 municípios. Área da unidade territorial (km²) 1.190,196.

Riachão fica situado às margens do Rio Jacuípe e tem uma economia voltada para a pecuária e agricultura, destacando-se o rebanho bovino e suíno e a extração da fibra de sisal para exportação, juntamente com Candeal são os únicos municípios da Região Sisaleira pertencente à RMFS, e tem como principal Rodovia a BR 324. 

História
O município foi criado pela Lei Povincial nº. 1.823 de 1 de agosto de 1878. Elevado á categoria de vila com a denominação de Nossa Senhora da Conceição do Riachão do Jacuípe. Nesta data, o então distrito de Riachão foi elevado à categoria de vila (o que equivale a município atualmente).

De acordo com registros orais e relatos de historiadores, as primeiras aglomerações que fizeram nascer o município vieram de povoamentos indígenas que aconteciam às margens dos rios Tocós e Jacuípe, cenário em que se desenvolveu uma forte agricultura de subsistência.

De acordo com os dados do Censo 2022 divulgados em junho deste ano, pelo IBGE, o município de Riachão do Jacuípe teve um crescimento de 2,84% em sua população, colocando-o como 80ª maior município do estado da Bahia, em termos populacionais.

Filhos ilustres

Entre os filhos mais ilustres, conhecidos nacionalmente, podemos destacar Olney São Paulo, Artista expoente, com outros de sua época como Glauber Rocha, do Cinema Novo brasileiro. O jornalista José Raimundo Carneiro, que sempre elevou o nome de sua terra Natal, e Del Feliz, cantor, compositor e apresentador, nascido no distrito de Barreiros e que faz questão de enaltecer suas raízes, levando o nome de Riachão mundo a fora.

Conhecido como o “Embaixador do Forró”, é um dos mais bem premiados artistas da música baiana na atualidade. Sua música costuma levantar reflexões e trazer mensagens de esperança. Del Feliz destaca em seu trabalho o São João da Bahia e do Brasil, além da importância do Nordeste na formação da identidade cultural do país. Foi o padrinho nacional da campanha de Registro do Forró como Patrimônio Cultural e Imaterial do Brasil, e continua com o mesmo empenho, na busca do reconhecimento do forró como patrimônio da humanidade.

Cultura Nordestina


Sem dúvida, são os festejos juninos que representam o momento de maior agitação em Riachão do Jacuípe. A cidade tem uma longa tradição de festas de São João e São Pedro. Com um clima frio nessa época, que chega a registrar 18º de temperatura, a principal praça da cidade costuma receber grandes atrações nacionais e estaduais, bem como grande público de várias partes do estado e do país.


Este ano, juntamente com o prefeito da cidade, José Carlos Matos, Del Feliz criou o Festival de Forró de Riachão do Jacuípe, realizado no mês de janeiro, e que teve participação de grandes artistas como Elba Ramalho, Trio Nordestino e Santana o Cantador, e que ficou conhecido internacionalmente, através da portuguesa Noa. O Festival além de aquecer o turismo cultural e gastronômico da região, marca a contribuição da cidade para a cultura nordestina.

Além das tradicionais festas juninas, Riachão do Jacuípe tem outro atrativo que desperta a atenção de muitos turistas: as trilhas. Os percursos atravessam morros, estradas e fazendas, locais que também servem de cenário para diversos passeios ciclísticos.´

Ouça música de Del Feliz em homengem a Riachão do Jacuipe.



 Hino a Riachão do Jacuipe

(Letra do professor José Reis e música na voz do cantor jacuipense, Zelito Soares).



Nenhum comentário: