terça-feira, 1 de agosto de 2023

Caminhos para servir

Agosto, no Brasil, é o mês dedicado às vocações. Tem como objetivo, refletir sobre a vocação que Deus confia a cada um de nós. A palavra vocação tem origem no verbo latino “Vocare”, que significa chamamento. Neste ano, o tema é: “Vocação: Graça e Missão”. A vocação é sempre um chamado de Deus para servir às pessoas e à comunidade. 

A PRIMEIRA vocação, o primeiro chamado concedido por Deus é a vida. Esse, precede todos os demais. E, o ser humano, ao ter consciência de que a vida é um dom de Deus, sente-se corresponsável com o Criador, pela promoção e defesa da própria vida, da vida dos outros, da Casa Comum (a Criação) e todo o Universo. 

PELO BATISMO, recebemos o segundo chamado: Ser cristão. À medida que crescemos e tomamos conhecimento da própria fé, aos poucos, assumimos uma identidade de seguidores do próprio Cristo. Consequentemente, somos chamados a aderir à missão de Jesus, anunciando o Evangelho pelo testemunho de vida, pelo trabalho e assumindo uma vocação. 

TODOS somos chamados a servir, seguindo caminhos diferentes: uns assumem o matrimônio, outros (as) a consagração na vida religiosa, outros o ministério diaconal, ou, presbiteral. Existem aqueles que não se sentem chamados a nenhum desses caminhos e dão sentido à sua vida, como leigos consagrados, dedicando-se a uma profissão, à Igreja e a causas nobres em prol da caridade. Assim, todas as vocações são caminhos para servir, e a alegria de servir, é nossa melhor recompensa. 

PORTANTO, toda vocação, é sempre para o serviço aos outros: Ninguém é pai ou mãe para si mesmo; ninguém é religioso (a) para si mesmo (a), ninguém é diácono ou padre para si mesmo. E foi o próprio Jesus que viveu e nos ensinou: “Eu estou no meio de vocês como alguém que serve” (Lc. 22-27). E o Apóstolo Paulo recomenda: “A cada um, Deus confere dons para que possa colocá-los a serviço da comunidade” (I Cor.12-4). 

A PALAVRA de Deus nos diz: “Antes que você fosse dado à luz, eu o consagrei” (Jr. 1,5). Consagrar significa separar e escolher. Desde o princípio Deus nos separou para Ele, para assumirmos uma missão. Cada um, escolhendo entre os mais variados caminhos e vivendo plenamente sua vocação, tem como meta principal a sua santidade e a salvação eterna: “Como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver” (1 Pedro 1-15). 

Dom Itamar Vian

Arcebispo Emérito

[email protected]

Nenhum comentário: