terça-feira, 8 de agosto de 2023

Como ser Pai, hoje?

Neste domingo, 13, celebramos o Dia dos Pais. É na figura paterna que o filho se inspira. O pai, com seu exemplo e testemunho, está desenhando tudo na vida dos filhos. A própria imagem de Deus, que o filho terá, é inspirada na figura paterna. Mais do que pelas palavras, o pai educa pelo exemplo. Como ser pai nos dias de hoje?

NA VIDA, temos valores muito importantes, e outros, menos importantes. A figura paterna é um desses valores importantes, quer a enfoquemos do ponto de vista puramente humano, quer do ponto de vista da fé. Em que pese, hoje, as funções de pai terem deixado de serem bem definidas, como foi no passado, ele continua sendo, para os filhos, fonte de vida, sabedoria, segurança, proteção, ternura, carinho, confiança, honestidade e ética.

PSICÓLOGOS e educadores falam de comandos iniciais. São atitudes, palavras e exemplos dos pais, nos primeiros anos de vida dos filhos. Para eles, os pais sabem tudo e são a primeira relação de autoridade. Gravam posturas que vão perdurar pela vida inteira: A criança, que é elogiada, se desenvolve de forma integral, mas, a que é menosprezada, vai formar uma autoestima baixa.

O PADRE Charboneau, escreveu, uma significativa Mensagem aos Pais: “Só uma vez nosso filho terá três anos e estará doido para sentar em nosso colo; Só uma vez ele terá cinco anos e quererá brincar conosco; Só uma vez terá dez anos e desejará estar conosco, em nosso trabalho; Só uma vez será adolescente e verá em nós um amigo com quem conversar; Só uma vez estará na universidade e quererá trocar ideias conosco. Se  nós perdermos essas oportunidades, perderemos nosso filho para sempre e ele, não terá pai”.

O LIVRO do Eclesiástico nos indica quais são os desafios de ser pai: “Quem ama o filho não lhe poupa repreendê-lo, para poder mais tarde, alegrar-se com ele. Quem educa o filho, colherá fruto nele e se orgulhará no meio dos familiares. Quem ensina o filho, deixará o inimigo com inveja e dele se orgulhará no meio dos amigos. Se o pai vem a morrer, é como se não morresse, pois deixa em seu lugar, alguém que lhe é semelhante”. (Eclo. 30,1-5).

A VIVÊNCIA da Palavra de Deus, a fé, os valores religiosos e a oração contribuem muito para que o pai seja um verdadeiro educador na família. Deus abençoe nossos pais! Os que celebram seu dia junto com os filhos e, os que, vão celebrar longe deles, mas dando sua vida por eles, trabalhando pelo sustento da família. Deus Pai abençoe nossos pais, estejam por aqui na terra ou com Ele lá no céu. Parabéns a você pai!

Dom Itamar Vian

Arcebispo Emérito

[email protected]


 

Nenhum comentário: