terça-feira, 2 de setembro de 2008

As dívidas da Santa Casa

Através da Imprensa a população se deu conta da “pendenga” envolvendo a Embasa e o grupo G. Barbosa, por conta de uma dívida que a Santa Casa tem com a empresa fornecedora de água. Isso fez vir à tona a real situação da Santa Casa, sobre a qual a população tem a impressão de estar “nadando em dinheiro”, o que não é verdade. Por conta dessa falsa impressão, a luta pela recuperação do Hospital Dom Pedro de Alcântara arrefeceu, as pessoas se acomodaram, achando que tudo está resolvido. Não está.
A negociação com o grupo G Barbosa permitiu que grande parte da dívida fosse paga. Dez meses de salários atrasados, FGTS, dívida com a Caixa Econômica Federal e dívidas trabalhistas, foram pagas. Contudo, restou ainda esta dívida que está sendo negociada com a Embasa. Mas o pior de tudo, é que pessoas inescrupulosas estão inventando dívidas tentando tirar dinheiro da Santa Casa, por conta da falsa impressão de que os cofres da instituição estão cheios.
Para que se tenha uma idéia, diversas pessoas que em algum momento prestaram algum serviço relacionado com o HDPA, estão se achando no direito de cobrar encargos trabalhistas, como se contratados pela Santa Casa o fossem. São pedreiros, encanadores, eletricistas e todo tipo de profissional, que, contratados por outras empresas, que em algum momento prestaram serviços ao HDPA, por ignorância ou má fé, acreditam, querem fazer acreditar, que o Hospital lhes deve alguma coisa.
A Santa casa não tem mais nenhuma dívida (exceto esta que está sento negociada), mas também não tem boa receita. Quando muito se está conseguindo empatar com a despesa. Contudo, é necessário deixar claro que, juridicamente, o G. Barbosa pode exigir a ligação da água, pois alugou um terreno, no qual está construindo, e não tem nada a ver com as dívidas da Santa Casa. São pessoas jurídicas diferentes, sem nada em comum, a não ser o fato do aluguel do imóvel. Contudo, a Santa Casa, hoje, tem credibilidade e o grupo G Barbosa, também sensível à utilidade social do HDPA, se dispõe a pagar a dívida e descontar no aluguel.
As perspectivas são boas. Se o Ministério da Saúde credenciar o serviço de Cardiologia ao SUS, se o serviço de Oncologia (Unacom), que será inaugurado no próximo dia 18, também for credenciado ao SUS, e se o governo do estado fornecer os 7 médicos que faltam dos 14 atendiam para manter a emergência aberta, o HDPA poderá respirar aliviado.

Um comentário:

Anônimo disse...

Entra dinheiro e sai dinheiro e ninguém presta conta a sociedade, o que acontece na realidade é roubo seguindo de roubo e o povo morrendo nas filas do Dom Pedro ou recorrendo ao Clériston que sofre com super-lotação justamente por ser o único centro de emergência de Feira de Santana, esse Cristóvam é assesor do HDPA por isto tem grande apetite para defender os corruptos e verdadeiros ladrões da saúde.

Um verdadeiro Cara-de-pau menti de tal forma como esta!