sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Coluna

Xadrez
Vi uma chamada num telejornal sobre uma meteria dando conta de que “o xadrez está em moda”. Fiquei esperando, pensando que era o jogo de xadrez, o que para mim seria um indicativo de que nem tudo está perdido. Que nada. Era o tecido em padrão xadrez para roupas femininas. Que pena.

Livro
Estou recomendado a todos os meus amigos a leitura do livro “Minhas mulheres e meus homens”, do escritor e novelista, Mário Prata. Recomendei a um amigo meu e ele logo me veio com a idéia de criarmos um grupo de amigos para fazer um troca-troca (de livros, é claro). Eu gostei da idéia, principalmente porque eu não gosto de emprestar livros, pois ninguém me devolve, e eu tenho o mau hábito de devolver os que tomo emprestado. Num grupo de trocas de livros, eu corro o risco de ter algum bom livro de volta. Para reler.

Hospital da Criança
O governo do estado anunciou esta semana que a construção do Hospital Estadual da Criança começa nos próximos dias. O governo estima em 545 dias o prazo para conclusão da construção do Hospital. Considerando que ainda não começou, e não data precisa para começar; considerando que a obra vai levar um ano e meio para ser concluída; considerando que podem haver atrasos, como acontece em toda obra, principalmente em obras governamentais: Jaques Wagner vai deixar o governo e esta obra não vai ficar pronta.

Tolerância zero
Seguinte pessoal: Eu acreditava que apenas gente culta e/ou inteligente, lesse o que escrevo. Por isso, resolvi publicar todos os comentários surgidos no blog. Mesmo que viessem críticas, seriam construtivas, embasadas, e a criticas eu não me furto e sei reconhecer quando estou errado. Mas, se tem uma coisa que eu não tolero é burrice.

E tem um monte de imbecis (sem contar os anônimos e os que se escondem atrás de nomes falsos) fazendo comentários os mais estapafúrdios. Assim sendo, daqui pra frente os comentários serão selecionados. Até porque, isso aqui não é janela para gente medíocre e covarde.

Rafael Velame
Eu não envolvi o seu nome no texto. Apenas usei nomes e sobrenomes que têm sido utilizados nos comentários sobre mim. Eu apenas desconfio de quem seja, mas na hora que tiver certeza estas pessoas vão ter que se haver comigo. Eu não ofendi a sua mãe, apenas reagi a quem quer que seja que está me xingando. Quanto a você, eu o vi surgir para o jornalismo como uma grata promessa, alguém com tinta de impressão nas veias. Investigativo, curioso, persistente, corajoso, tudo que eu espero de um bom jornalista, acrescentando que ele deve ser responsável honesto, inteligente e culto. Infelizmente, você descambou pra um tipo de jornalismo que em nada ajuda a sociedade. A escola que você escolheu foi a pior possível. Um jornalismo sensacionalista, irresponsável e até desonesto. Estarei em breve me aposentando dessa atividade, espero que as novas gerações tenham um mínimo de respeito por si, pelos colegas, pela profissão, e sejam mais responsáveis que você no trato com a informação e a formação de opinião. Por sorte, alguns bons talentos estão surgindo. Nem tudo está perdido.

Olim Piadas
O Brasil tá papando medalhas aos quilos nas Paraolimpíadas. Isso mostra que os nossos deficientes são melhores que muitos saudáveis, porém, ineficientes.

Democratura
Diz o radialista Renato Ribeiro: “Desde que travei uma luta em denunciar as mazelas que envolvem o poder na Bahia e contrariei os interesses do deputado Zé Neto, tenho sido alvo das maldades e retaliações de setores ligados ao Governo do Estado. Apesar do deputado se utilizar de métodos altamente totalitários, como por exemplo, se utilizar da influência junto ao secretário de Comunicação Robinson Almeida para preterir o meu programa, não recuei, tenho mantido a minha cabeça erguida e ao invés de agir como ele, tenho dado amplo espaço ao PT, partido ao qual o deputado é filiado”.

Democratura I

Mais Renato: “É importante que a população saiba que as práticas políticas partidárias de pessoas ligadas ao atual governo se assemelham aos métodos da época da ditadura militar, aonde àqueles que demonstravam insatisfação ou contestavam o sistema eram severamente punidos. No próximo mês de outubro vai completar UM ANO que uma fatura da ADAB, referente a divulgação do Governo do Estado em meu programa não foi paga. AS questão não é o valor e sim a falta de vergonha de quem de forma proposital, tenta prejudicar um segmento da classe trabalhadora, que não vive de ostentação e nem de malandragem, luta diariamente para honrar com os compromissos”.

Unacom
Na próxima quinta-feira (18), aniversário da cidade (175 anos), a população feirense vai ganhar de presente uma Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacom). Uma portaria do Ministério da Saúde obriga que todos os procedimentos no tratamento de câncer sejam feitos em hospitais, e não mais em clínicas, mas em ambiente específico. A Santa Casa de Misericórdia (leia-se Dr. Outran Broges) saiu na frente e reuniu as três clínicas especializadas de Feira de Santana (IHEF, ION e CEON) e com elas firmou convênio para que fosse construída, na área do Hospital Dom Pedro de Alcântara, a Unacom. A inauguração será às 11 horas. É mais um ponto que marca o Dr. Outran Borges, para desespero das “viúvas” de Zé do Norte.

Sincol
Essa turma do Sincol manda e desmanda na cidade, além de fazer terrorismo com os funcionários e usuários do transporte urbano. Agora, além de perseguir uma trabalhadora, porque emprestara o Smart Card a um parente (como se isso fosse crime), está pagando policiais para intimidar os vendedores de vales de papel nos pontos de ônibus da cidade. Isso sem se falar no péssimo serviço prestado, com ônibus velhos e funcionários despreparados. Bem que eu gostaria de saber porque o poder público não toma uma atitude. Os caras estão a cada dia mais abusados.

Debate
Essa turma da oposição e parte da Imprensa local, está criticando o deputado Tarcízio Pimenta por não comparecer a debates. Não que eu seja a favor desta prática, mas eles estão se esquecendo que o seu maior guru, o presidente Lula, nunca compareceu a debates enquanto liderava pesquisas. É uma praxe comum na política, embora, como eu disse, não sou a favor.

Tá explicado
Eu sempre quis entender essa fúria do Dr.Eduardo Leite contra o prefeito José Ronaldo. Agora, segundo soube, não é apenas contra o prefeito que ele vocifera, mas contra qualquer pessoa do círculo de relações do Dr. José Antônio Barbosa (leia-se IEHF). Segundo me contaram, há cerca de 25 anos, os dois se desentenderam dentro do Hospital Dom Pedro de Alcântara, e ficaram inimigos. Já rolou até processo na justiça. Eu sei até dos detalhes sórdidos.

Top
Eu tenho um amigo sergipano com o qual costumamos brincar dizendo que ele é o segundo homem mais bonito de Aracaju (o primeiro é Zé do Acapulco). Dizemos que ele é Top Model. Zé Cuíca (José Cupertino Neto), desligado que ele só, chegou na nossa roda de amigos e foi logo dizendo: “Conhecem este aqui? É o maior Top Less de Sergipe...”

Coisa de criança
Essa também foi tirada do livro do Mário Prata: A menininha queria por que queria ir ao velório do avó. Pentelhou tanto que a mãe levou. Lá ela quis ver o avô no caixão. Olhou, olhou, cismou e perguntou: “Mãe, como é que ele sabe que morreu”?

Entrelivros
Já está no ar o blog do jornal Entelivros, informativo do Núcleo de Pós Graduação e Extensão da Unef. O jornal é confeccionado por estagiários de Jornalismo de de Publicidade e Propaganda. O endereço do blog é http://jornalentrelivros.blogspot.com/ .
Uma comédia do outro mundo
Estréia nesta sexta-feira (12) e segue até domingo (14), no teatro do CUCA, a comédia “Nós Dois e Mais Um”, embasa na doutrina espírita de Allan Kardec. No elenco, Marcelo Venicio, Sandro Penelú e Suzene Galeão. A Produção e direção é de Amilton Barateli. Os ingressos podem ser adquiridos no local ou nos balcões dos shoppings da cidade.

_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_
Por hoje é só, que agora eu vou ali jogar xadrez.
“Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos! A alguns deles não procuro, basta-me saber que eles existem. Esta mera condição me encoraja a seguir em frente pela vida... mas é delicioso que eu saiba e sinta que os adoro, embora não declare e não os procure sempre...” Vinícius de Moraes.

Nenhum comentário: