sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Coluna



Os vereadores acusam o Sincol de falsificar os próprios vales-transportes com o intuito de impedir a votação do projeto que propõe restringir, em Feira de Santana, a emissão de vale-transporte por meio de cartão magnético (smart card), aos trabalhadores. Pela proposta, de autoria do vereador Etevaldo de Jesus (PTC), que tem causado polêmica na Casa da Cidadania, as empresas de ônibus devem emitir o vale-transporte por meio impresso. Adjetivos como picaretas, malandros, quadrilha e ladrões foram atribuídos aos dirigentes do Sincol. Há anos eu venho atribuindo estes adjetivos aos dirigentes do Sincol, inclusive para o tal do Eloan cara de pau.

Democratura do PT
Em São Bernardo do Campo, um grupo de dez estudantes apanhou e foi expulso do auditório da Universidade Metodista quando tentava realizar um protesto no local do lançamento do plano de governo do candidato do PT à Prefeitura de São Bernardo, Luiz Marinho. Os estudantes (que estavam em aula) dizem que queriam protestar contra o barulho causado pela militância petista. Segundo eles, as agressões partiram de seguranças e militantes do PT. Os alunos afirmaram que planejavam exibir um cartaz com a frase: “Bela maneira de falar de educação: atrapalhando a nossa”. A “sinistra” Dilma Rouseff, presente ao evento, disse que os estudantes não foram democráticos. É o modelo PT de democracia: “Dentro desta cela você tem total liberdade”.

Vamos estar fazendo
Este é o estilo PT de governar. Segundo informou o jornalista Dimas Oliveira, o Estádio Metropolitano de Pituaçu tem nova data de inauguração, 18 de outubro. É a quarta data anunciada pelo Governo do Estado. Pior é que ninguém acredita que o equipamento esportivo seja aberto em 46 dias. Só pra lembrar, quando governador João Durval presenteou o Vi(ce)tória com o estádio Barradão. Será que algum governador vai dar um estádio ao Bahia?

Na roça
Às vezes eu tenho a impressão que estou vivendo na roça. Eu durmo com as galinhas e acordo com o galo, trabalho como um burro e como feito um cavalo. Eu, hem?

Ex-combatentes
Li esta semana um edital de convocação da Associação dos Ex-combatentes. E ainda tem algum? Arnaldo Saback, Sargento Aranha, Tenente Corró, Capitão Arlindo, hoje são saudades.

Ex-combatentes I
Eu acho que a Associação dos Ex-combatentes, formada por militares que combateram na 2ª Guerra Mundial, que acabou em 1945, deveria convidar esse pessoal que tem partido em missões no exterior, tipo Angola, Timor Leste, etc.. Mesmo não entrando em combate, eles participaram como integrantes das atuais forças aliadas na manutenção da paz em algumas regiões do planeta. Ou então vamos inventar outra guerra, até mesmo pra ocupar o pessoal que está muito acomodado nos quartéis. Do Contrário, a Associação tende a se extinguir.


PQP
Recomendo a leitura do livro “Minhas Mulheres e Meus Homens”, do escritor e novelista mineiro, Mário Prata. Muito bom. Dele extraí uma historinha hilária: A jovem mãe, sem ter com quem deixar a filhinha de sete anos, levou-a às compras na 25 de Março, em São Paulo. Ao ver aquele “inferno”, a pequenina perguntou: “Mãe, é aqui que é a puta que o pariu”?


O Brega tá de luto
Faleceu na madrugada desta quinta-feira (4) o cantor boêmio Waldick Soriano. Eurípedes Waldick Soriano era natural de Caetité (Ba), e faleceu aos 75 anos, deixando viúva e oito filhos registrados. Tive a felicidade de passar algum tempo com ele, quando esteve aqui em Feira, em 2007, realizando um show ao lado do cantor Xangai (grande festa).

Cidadão Feirense
Waldick Soriano teve aprovado na Câmara Municipal um título de Cidadão Feirense, através de um projeto do vereador Getúlio Barbosa. Data marcada, convites impressos, o cantor teve uma crise da doença que o acometia (câncer) e não pode vir receber a honraria. As crises se tornaram freqüentes e ele não mais pode fazer show nem se deslocar para lugar algum. Estou sugerindo a Reginaldo Pereira e Getúlio Barbosa que se faça uma entrega simbólica da honraria durante o Encontro de Figuras Populares, no próximo dia 28, na Euterpe Feirense.

Philosopher
“Melhor chegar atrasado neste mundo, que cedo no outro” (Waldick Soriano)
Aniversário
Quando completou 74 anos, Waldick estava aqui em Feira de Santana, hospedado no sítio Ponta da Torta, do meu amigo César Cão. Ele, com seu fiel escudeiro, Renato Black, mais César, Caguto, Moura Pinho, Washington Falcão, eu, Maura e outros amigos bebemoramos devidamente o aniversário do grande ídolo do Norte e do Nordeste brasileiro. Claro que rolou muita música e casos engraçados.

Blog
Tem uns imbecis fazendo comentários imbecis no blog. Nestes casos, eu respondo uma vez e depois deixo que soltem sua verborragia e sejam julgados pelos leitores, que me conhecem muito bem. Porém, há um fato que precisa ser esclarecido: Um dos idiotas, “desafiou” o Dr. Outran Borges a publicar a prestação de contas da Santa Casa, e chamou toda a Mesa Diretiva (inclusive a mim) de “ladrões”. A Santa Casa, por ser uma entidade filantrópica, não está obrigada por Lei (embora eu ache que devesse, por uma questão ética) a publicar prestação de contas, até porque não recebe verbas públicas. O que ela recebe, são pagamentos por prestação de serviços (não sei se os imbecis entendem a diferença). Ou seja, o hospital presta o serviço ao governo Federal, Estadual e Municipal, emite a fatura e recebe o pagamento. No caso da negociação com o grupo G Barbosa, o dinheiro que foi adiantado e com o qual se pagou as dívidas do hospital D. Pedro, o grupo G Barbosa pagou diretamente aos credores, e o que entrou no cofre da Santa Casa foi apenas papel (recibos e notas). Isto posto, gostaria de dizer ao senhor Tiago Velame Carvalho Rafael do Rêgo, que ladrão é a senhora sua mãe. Estou à disposição para quaisquer outras satisfações.

Heretuns
Foi lançada nesta quinta-feira (04) a exposição “Heretuns”, do artista plástico Gil Mário, na Galeria de Arte Maria da Luz
A galeria fica na Avenida Getúlio Vargas, 1988, Ponto Central. Segundo o artista, “são vinte trabalhos elaborados com uma técnica inovadora e apaixonante, que têm como tema a relação sexual de maneira conceitual, quase surreal, porém com um colorido folvista por excelência e sobre um suporte tradicional”. Mais informações pelo tel (75) 3623-3625.

Processo
O candidato do PMDB, Colbert Martins, abriu processo contra o jornalista Dimas Oliveira por conta de um comentário que Oliveira fez no programa Rádio Repórter, de Renato Ribeiro, na Rádio Subaé. Colbert considerou ofensivo o comentário e exigiu, na justiça, direito de resposta. Eu acho que foi exagero. Bastava Colbert falar com Dimas que o erro seria reparado, como, aliás, já o foi. Oliveira reconheceu o erro e fez o reparo. Já que existe toda essa animosidade, desde já aviso: Se alguém se considerar ofendido por mim, pode falar comigo. Se me convencer, eu reparo o erro e peço desculpas. Esse negócio de processo, na maioria das vezes (não digo que seja este o caso de Colbert), parte de gente que quer aparecer às custas de profissionais da Imprensa. Comigo não cola.

Manchete
Sérgio Carneiro é mais uma vez escolhido
um dos “cabeças” do Congresso Nacional
Agora sabemos quem é o chefe.

_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_
Por hoje é só, que agora eu vou ali na Expofeira assistir a shows de Sérgio Reis, Alcymar Monteiro e Del Feliz. É mole, ou quer mais?
“Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos! A alguns deles não procuro, basta-me saber que eles existem. Esta mera condição me encoraja a seguir em frente pela vida... mas é delicioso que eu saiba e sinta que os adoro, embora não declare e não os procure sempre...” Vinícius de Moraes.

4 comentários:

Anônimo disse...

Minha gente vocês estão vendo que aqui até a minha mãe vira argumento ofensivo contra mim, quero ressaltar a todos que o Hospital Dom Pedro é beneficiado com imunidade tributária incluindo aí isenção do Imposto de Renda e vive abarrotado de dívidas por um lado sendo que por outro lado recebe doses exacerbadas de recursos, por ser uma instituição de interesse público a diretoria do Hospital deve publicar os seus balanços financeiros em jornais de grande circulação até para nos garantir ações de transparência, queremos ver onde foi aplicado o dinheiro dos bingos, do terreno do campo do São Paulo e outros mais. Essa instituição mantém convênio público com o SUS e já solicitei junto ao SUS através de ofício revisão extra de contrato e observância do local, bem como investigação de leitos ociosos.

Sou membro da sociedade e quero apenas o básico que as pessoas sejam atendidas pelo hospital, não tenho motivações políticas ou quero atingir quem quer que seja, meu papel é reivindicar a aquilo que diz a Declaração Universal dos Direitos Humanos que é o atendimento digno por parte de instituições estatais ou do terceiro setor como é o caso do HDPA.

Provar a honestidade de uma diretoria por meio de uma atitude limpa e trasparente seria acima de tudo um mérito e não pode ser visto como algo que venha molestar a Instituição e seus importantes usuários.


Por último acho até uma homenagem a mim esse jornalista usar o nome de Rafael Velame e Jânio Rêgo profissionais de grande qualidade como apelido para mim, esses homens têm um único partido a verdade e o jornalismo sério e investigativo, muito obrigado meu caro!

Anônimo disse...

Também venho por meio deste comentário recomendar a Cristóvam Aguiar e Dimas Oliveira que façam críticas inteligentes com argumentos densos e consistentes e não baseadas em argumentos ofensivos ou apelidos e adjetivos toscos, são dois homens inteligentes que não precisam ficar recorrendo a ataques as famílias de políticos e leitores que na sua maioria aceitariam as críticas com mais respeito se fossem bem estruturadas e articuladas com um vocabulário adequado, se um parlamentar, por exemplo, chamar outro de vagabundo o que disse o impropério teria que se retratar, se uma criança chamar outra criança na escola de cara-de-pau receberia suspensão, é a norma de boa conduta existente na sociedade, devemos respeitar os espaços e as pessoas.

Anônimo disse...

Caro Cristóvam,
A bem da verdade, não foi no programa "Rádio Repórter", de Renato Ribeiro, na Rádio Subaé, que fiz comentário sobre Colbert Martins Filho, inclusive porque lá comento sobre cinema e cultura. Foi no Blog Demais que fiz uma postagem sobre o candidato do PMDB.

Anônimo disse...

mas e as contas da santa de outran casa voce vai ou nao mostrar????