terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

 Aula inaugural da Uefs com protestos

A abertura do semestre letivo na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), na segunda-feira (21) contou com protestos de estudantes, liderados pelo DCE, contra o preço da passagem do transporte coletivo de Feira de Santana. Eles afirmaram que em oito anos houve aumento de 100% no preço da passagem e que o município possui a segunda tarifa mais cara dentre as cidades do Nordeste.

Salários
Representante da Associação dos Docentes da Uefs (Adufs), José Carlos Oliveira, também se manifestou falando da luta dos professores por melhores. Apesar do diálogo com o Governo do Estado, os resultados não agradam a categoria em função do que chamou de cláusulas desvantajosas nas propostas de acordo. A queixa foi ratificada pelo representante do Sindicato dos Servidores (Sintest), Enaton Benevides Júnior, que disse não ver avanços nas negociações.

Já o reitor José Carlos Barreto de Santana afirmou em seu pronunciamento que a Uefs está em constante transformação, mas que os avanços não são presentes da administração da Instituição nem do Governo. “As conquistas são frutos da luta de toda a comunidade”, disse. Entre outras coisas, ele garantiu que a Administração Central da Uefs vai manter a posição de interlocutor com o Governo do Estado, além de incitar a participação, no processo, do Fórum de Reitores das Universidades Estaduais da Bahia. Neste sentido, atualmente são feitas gestões na Assembléia Legislativa da Bahia e na Secretaria Estadual de Administração.

Aula magna
O professor doutor em Ciências Econômicas, Carlos Eduardo Ferreira de Carvalho, na proferiu a Aula Magna quando traçou um perfil histórico da atual crise econômica mundial iniciada com os sinais de insolvência de crédito do supervalorizado mercado imobiliário dos EUA. Segundo ele, o sistema econômico mundial tem enfrentado, desde 1970, uma crise a cada dois anos e meio e o atual revés, iniciado em abril de 2007, tem apresentando dificuldades para que economistas analisem cientificamente a situação.

Nenhum comentário: