terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

HDPA se prepara para fazer transplantes de Rins

Na manhã desta segunda-feira (07), foi realizada uma reunião no Hospital Dom Pedro de Alcântara (HDPA), em Feira de Santana, para discutir a adequação da unidade para a cirurgia de transplante de rim. O encontro teve a participação do provedor da Santa Casa de Misericórdia, mantenedora do HDPA, Outran Borges, a diretora geral do Hospital, Sandra Peggy, o médico cirurg

ião Eraldo Salustiano de Moura e ainda o deputado estadual Zé Neto.
Na quinta-feira (03), uma outra reunião foi realizada na Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), onde se discutiu a melhoria e a ampliação dos serviços em saúde prestados a população através do HDPA. O encontro desta segunda-feira reforçou o anterior.
O próximo passo será discutir com os nefrologistas da cidade de Feira de Santana o resultado das avaliações, para que o Hospital tenha condições absolutas de realizar a cirurgia. Vale lembrar que o HDPA no passado realizou três transplantes de rim, executados pelo Dr. Edson Pasqualin, e o objetivo agora é retomar as atividades na unidade, com excelência e qualidade para os pacientes, conforme o provedor da Santa Casa, Outran Borges.
O Coordenador do Sistema Estadual de Transplante, Eraldo Salustiano de Moura, esteve presente na reunião. Ele afirmou que “estamos tendo um diálogo diferente do que acontecia anteriormente, o que certamente gerará melhorias para o Dom Pedro”.
O deputado Zé Neto, que tem demonstrado interesse em ajudar a instituição, disse que a saúde é uma questão prioritária dentro da política de interiorização do Governo do Estado.
“No passado o Dom Pedro sempre foi um hospital com atendimento de alta complexidade e precisamos não só retomar essa referência, como ampliá-la, pois esse resgate reconduz a unidade hospitalar a uma posição que vai, com certeza, ajudar a diminuir as demandas do Hospital Geral Clériston Andrade, no atendimento especializado e, consequentemente, melhorar o atendimento de saúde no município e na região”, afirmou o deputado. Segundo ele, “esse diálogo também está sendo feito com o secretário de saúde do município, Getúlio Barbosa” finalizou o deputado.

Nenhum comentário: