sexta-feira, 27 de maio de 2011

Meu mais novo conterrâneo, Sebastião Soares


Quem me conhece sabe que sou avesso a honrarias oriundas do poder público. Mas, às vezes, algumas delas são legítimas e meritórias. É o caso do título de Cidadão Feirense entregue nesta sexta-feira ao empresário Sebastião Soares, um mineiro que aportou por aqui há mais de 30 anos. Até hoje ele vive e trabalha em Feira e por Feira. Criou seus filhos e cresceu no seu trabalho graças á sua competência, apoio da família e dos amigos, e, sobretudo, da sua companheira, Cinira Soares, uma guerreira no sentido mais amplo da palavra.

Conheci Sebastião de uma forma curiosa. Eu iria ser iniciado na Maçonaria e estava, numa tarde de sábado, sob um sol quente, vestido em paletó e gravata, na porta do cemitério Piedade esperando alguém que eu não conhecia e que viria me buscar para me levar sabe-se lá pra onde. Após pouco tempo de espera um carro parou e o motorista (era ele) me fez uma pergunta. Era a senha. Eu deveria seguir com ele. E lá fui eu, rumo ao desconhecido, sendo levado por um desconhecido. E lá se vão 19 anos.

Hoje estou afastado dos trabalhos da Loja 16 de Junho, por opção minha, mas conservo no coração as boas amizades que fiz na Maçonaria. Sebastião Soares é uma delas. Como todo bom mineiro ele é tinhoso, esperto nos negócios, duro na negociação, mas nunca desonesto. Chegou a Feira de Santana como gerente da empresa de transportes São Geraldo. Quando saiu do emprego adquiriu dois ônibus que, sem garagem, dormiam no pátio da loja 16 de Junho.

Com trabalho, muita garra e competência, fundou a Transoares, esta empresa que hoje é referência em transportes em Feira de Santana, com uma grande frota de ônibus e vans que atuam no transporte escolar, empresarial e de turismo. Sebastião Junior, o seu primogênito, trabalha com ele na empresa, já Rosa Helena (esposa do delegado Madson Sampaio), é advogada, assim como o caçula, Gabriel. Cinira é a esposa, mulher, companheira, amiga, dona de casa, secretária, mãe dedicada e avó carinhosa. Ela está presente em tudo que Sebastião faz, e sempre atenta para defender a família em qualquer situação.

Eu ocupei muitos cargos na diretoria da Loja 16 de Junho, inclusive sob a presidência de Sebastião. E ali eu conheci o lado político dele. Inclusive, perdi uma eleição para ele. E no trabalho social da loja é que ele, assim como muitos outros irmãos, pelos quais tenho um carinho especial, se destacava. Como todo homem diferenciado e vencedor, ele não passou imune a maledicências e rancores oriundos da inveja. Mas, quem está livre dessas coisas? O importante é que ele segue firme no seu trabalho, gerando emprego para a população, e é o timoneiro de uma família bem estruturada e feliz.

Parabéns meu irmão, amigo, e agora conterrâneo, Sebastião Soares! Que Deus proteja sempre a você e à sua família. E que você seja sempre este coração bom que a sabe agradar sem fazer força.

Cristóvam Aguiar

Nenhum comentário: