sexta-feira, 6 de maio de 2011

A Micareta


O prefeito Tarcízio Pimenta descartou a mudança do sítio da Micareta para o próximo ano. Aliás, alegando “tradição” ele descartou a mudança em qualquer ano. O argumento “tradição” não cabe, porque se coubesse a Micareta até os dias de hoje seria realizada na rua Conselheiro Franco, onde nasceu. Dali ela tomou as praças Da Bandeira e J Pedreira, invadindo ainda as ruas Sales Barbosa, Marechal Deodoro e avenida Senhor dos Passos.
Quando o espaço ficou pequeno para a festa, falou-se em transferi-la para a Avenida Getúlio Vargas. Foi um Deus nos acuda. Gritaria geral de barraqueiros, foliões, Imprensa e até por parte de quem, supostamente, nada tinha a ver com a festa. Todo mundo era contra. O então prefeito Colbert Martins, homem de decisão, contrariando a tudo e a todos, transferiu a Festa para a Getúlio Vargas.
No ano seguinte ninguém falava mais nada. Estava todo mundo satisfeito com os resultados. Mais gente, mais espaço, mais barracas, mais tudo. E por muitos anos prosseguiu a Micareta na avenida, até que o espaço ficou pequeno para abrigá-la. Eu, Cristóvam Aguiar, e o radialista Tanúrio Brito, fomos os primeiros a sugerir a transferência para a Avenida Presidente Dutra.
Pronto. Foi outro Deus nos acuda. Até o meu colega e amigo Dimas Oliveira, outrora folião, escreveu nota dizendo que seria o “Carnaval da Estrada”. Por ironia do destino, coube ao prefeito mais trapalhão dos últimos tempos, Clailton Mascarenhas, ter a coragem de mudar a festa para a Presidente Dutra. E atualmente, o espaço já se revela não pequeno, mas, inconveniente para as proporções que a festa tomou. Argumentar tradição, como se vê, para não mudar não é coerente.
A Micareta precisa sim de um espaço próprio para acontecer. Um lugar apropriado, adequado, onde ela não incomode e nem seja incomodada. Os grandes eventos das grandes cidades têm seus próprios espaços, como os sambódromos do Rio e São Paulo, ou o “Forródromo” de Campina Grande.
O mesmo espaço da Micareta poderia ser utilizado para outros grandes eventos, como o São João, que a Sede do Município deixou de realizar e que hoje está confinado aos distritos. Aliás, os distritos poderiam ter também suas próprias atrações na Micareta, como acontece nos festejos juninos.
Mas, as coisas não mudam porque existem muitos interesses particulares em jogo. E como as pessoas temem todas as mudanças, temem tudo que é novo, os oportunistas se aproveitam para usar todo tipo de argumento para não mudar o que pra eles está muito bom.
Um amigo meu tinha um bar próximo à Avenida Getúlio Vargas que durante a Micareta fazia um grande movimento. Ele quase fica meu inimigo quando falei em mudar a festa para a Avenida Presidente Dutra. Porém, quando se pensa coletivamente, não se pode atender a uns poucos em detrimento da maioria.

Nenhum comentário: