quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Jairo Carneiro tem campanha mais oposicionista

Na pesquisa Ibope o ex-deputado Jairo Carneiro foi o único oposicionista que  apresentou crescimento,  talvez, exatamente porque faz a campanha mais firme e com pinta e cara de oposição a Ronaldo.
Com a longa experiência de vida e de cargos que ocupou tem apresentando criticas diretas, embora sem agressão, como é seu estilo, com propostas objetivas e uma propaganda bem produzida. 
Jairo está apostando, certamente, no percentual natural de feirenses que estão descontentes com o atual prefeito.
Do que vi, até agora, é o que me pareceu com uma campanha de oposição real. 

Pesquisa Ibope sugere que Ronaldo nada de braçada
A mais recente pesquisa do Ibope mostrou o crescimento de Ronaldo quando se pensava que ele tinha atingido o teto de aprovação, fato que surpreendeu a muitos. Em verdade, não é de se estranhar visto que Ronaldo tem um verdadeiro exército nas ruas captando votos para sua chapa e a máquina da prefeitura a seu favor. Certo que o perfil de rejeição mostrado na pesquisa chega a ser risível na sua distribuição e não merece credibilidade a um olhar mais atento, mas a distância que separa Ronaldo dos adversários é sim, factível. Certo que a pesquisa estimula o clima de já ganhou e faz com que os eleitores que não gostam de perder a eleição optem por se manter votando em Ronaldo.
A verdade é que Jonathas sofre por não ser mais novidade, Ângelo está em um voo solo sem grandes apoios, Leonardo ainda não tem cacife e Zé Neto tem de aguentar o peso da destruição ética do PT, da denúncia contra Lula, apesar de até contar sim, com significativas obras do Estado para apresentar. Jairo, que apresenta a maior chance de receber os votos dos descontentes com Ronaldo, mas que não desejam votar na oposição mais radical, apresentou crescimento na pesquisa, embora ainda sem ameaçar a liderança de Ronaldo.
Não se pode atribuir, no entanto, o sucesso do prefeito  às limitações adversárias. Ronaldo faz um governo de continuada regularidade funcional, tornou a prefeitura um pagador confiável na praça, não atrasa salários, não deixa florescer caciques ameaçadores à sua sombra ( todos conformados em não correr riscos e esperar o pós-Ronaldo) e sempre pontua uma obra de maior destaque em cada governo ( a trincheira , atualmente). Entretanto, para que se entenda seu domínio e popularidade é preciso vê-lo em ação como na entrega da Ordem do Mérito Municipal a uma eclética reunião de cidadãos feirenses.  Ronaldo, a cada um que é chamado,  faz questão de comentar pessoalmente a biografia do homenageado, torná-lo íntimo, próximo, mostrar que conhece sua história, contar um caso relacionado, fazer um brincadeira. Comanda como um show-man.  E com ar de simplicidade, de pessoa acessível a qualquer um.
Enfrentar Ronaldo exigiria uma dedicação política à altura: continuada, habilidosa, traçada a longo prazo e uma oposição realmente sistemática e não esta sem sal e especialmente sem pimenta que tem na Câmara.  A pesquisa reflete a combinação destes fatos e deixa Ronaldo supostamente nadando de braçada e pressiona a oposição a trabalhar mais unida e encontrar um outro discurso.

 Lula lulando
"A profissão mais honesta é a do político. Sabe por quê? Porque todo ano, por mais ladrão que ele seja, ele tem que ir pra rua encarar o povo e pedir voto. O concursado, não. Ele se forma numa universidade, faz um concurso e está com o emprego garantido."  Ex-Presidente Luis Inácio Lula da Silva
PS: cabe informar que voto não é salvo conduto,  nem pena de absolvição para nenhum político criminoso, de nenhum  partido. 

Lula-o general da corrupção em seu labirinto.
Lula acaba de ser denunciado pelo MP como o " comandante máximo da corrupção". Além dele, outros seis, inclusive sua esposa Marisa Letícia.  O ex-presidente acaba de ganhar um adversário que achou que não existia:a lei. O populista ex-presidente e o mais hábil comunicador que já tivemos na política recente levou sua tropa a um estado de soberba na qual achou que a impunidade tudo permitiria. E assim construiu um projeto de poder baseado na corrupção, que incluiu a compra da base parlamentar com recursos públicos.
A verdade é que os políticos nunca foram tão bem remunerados e nunca encontraram um ambiente tão fértil para liberação de seus piores instintos. Protegidos pela popularidade de Lula fizeram o diabo. Agora, acabam vendo seu líder ser denunciado pela primeira vez. E, certamente, ainda há muitas denúncias a serem feitas o que vai complicar  muito a vida do ex-presidente e sua família.  
Lula foi chamado de " general do petrolão" pelo promotor Dalton, que mostrou organograma do esquema. Caso a denúncia seja aceita pelo juiz Moro  - e dificilmente não será- Lula vira réu em um momento em que já não pode nem mais contar com a proteção da Presidência da República. Depois da queda, o coice.
O "comandante"  está sem tropas, o inimigo tem a arma letal da lei, as provas se avolumam. O "general" entrou em seu labirinto. E não tem a menor chance de encontrar a saída.

Nenhum comentário: