Quem estiver
acompanhando o programa eleitoral gratuito na TV deve ter percebido como ficou
difícil descobrir o partido de cada candidato.
As letras
miúdas que aparecem no canto da tela ajudam pouco. Mesmo no material impresso
da campanha há pouco destaque para o nome e a logomarca do partido. No rádio, a
lista dos integrantes da coligação é lida em um ritmo tão veloz que, na maior
parte das vezes, é impossível captar todos os partidos.
Esse
fenômeno, o de ocultar ou mesmo evitar uma associação entre o candidato e um
partido, já vinha ocorrendo em eleições anteriores, mas foi acentuado na
campanha para as eleições municipais deste domingo.
Mas por que
os nomes dos partidos não aparecem em destaque?
A Justiça
Eleitoral exige que o nome dos partidos integrantes da coligação esteja
presente nas peças publicitárias de campanha da candidatos majoritários, como
os prefeitos.
Não há,
contudo, regra estabelecendo tamanho mínimo nem obrigatoriedade de se
reproduzir símbolos e logomarcas como, por exemplo, a estrela do PT, o tucano
do PSDB, o coração do PT do B ou a foice e o martelo do PC do B.
Diante da
ausência de regras, partidos também não costumam fazer exigências, liberando
seus quadros para criarem a identidade visual que quiserem. Isso, por exemplo,
fez com que alguns candidatos abandonassem os próprios símbolos usados nas
eleições de 2012.
Mas especialistas afirmam que a tentativa de se
descolar, de dar menos destaque ou até mesmo de esconder as legendas de
candidatos pode ter razões variadas.
As explicações vão desde os escândalos recentes de
corrupção até as características do sistema eleitoral, além da já conhecida
preferência do eleitor brasileiro em votar em pessoas e não em partidos.
Cientistas políticos ouvidos pela BBC Brasil ressaltam, contudo, que esse não é
um fenômeno recente. Leia mais no BBCBrasil.
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