segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Por que tantos candidatos a prefeito 'escondem' nome e logomarca de partidos nas campanhas

Quem estiver acompanhando o programa eleitoral gratuito na TV deve ter percebido como ficou difícil descobrir o partido de cada candidato.
As letras miúdas que aparecem no canto da tela ajudam pouco. Mesmo no material impresso da campanha há pouco destaque para o nome e a logomarca do partido. No rádio, a lista dos integrantes da coligação é lida em um ritmo tão veloz que, na maior parte das vezes, é impossível captar todos os partidos.
Esse fenômeno, o de ocultar ou mesmo evitar uma associação entre o candidato e um partido, já vinha ocorrendo em eleições anteriores, mas foi acentuado na campanha para as eleições municipais deste domingo.
Mas por que os nomes dos partidos não aparecem em destaque?
A Justiça Eleitoral exige que o nome dos partidos integrantes da coligação esteja presente nas peças publicitárias de campanha da candidatos majoritários, como os prefeitos.
Não há, contudo, regra estabelecendo tamanho mínimo nem obrigatoriedade de se reproduzir símbolos e logomarcas como, por exemplo, a estrela do PT, o tucano do PSDB, o coração do PT do B ou a foice e o martelo do PC do B.
Diante da ausência de regras, partidos também não costumam fazer exigências, liberando seus quadros para criarem a identidade visual que quiserem. Isso, por exemplo, fez com que alguns candidatos abandonassem os próprios símbolos usados nas eleições de 2012.
Mas especialistas afirmam que a tentativa de se descolar, de dar menos destaque ou até mesmo de esconder as legendas de candidatos pode ter razões variadas.
As explicações vão desde os escândalos recentes de corrupção até as características do sistema eleitoral, além da já conhecida preferência do eleitor brasileiro em votar em pessoas e não em partidos. Cientistas políticos ouvidos pela BBC Brasil ressaltam, contudo, que esse não é um fenômeno recente. Leia mais no BBCBrasil.

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