segunda-feira, 31 de julho de 2017

Beber vários dias por semana pode proteger você contra diabetes



Consumir pouco álcool três a quatro vezes por semana pode reduzir o risco de diabetes em 30%. Mas atenção: destilados têm efeito contrário nas mulheres
Hoje eu começo a dieta. Hoje eu começo a academia. Hoje eu paro de beber. Segunda-feira é tradicionalmente um dia de promessas – precedido ou não de um final de semana de excessos.

Mas este novo estudo dinamarquês pode tirar uma das promessas mais comuns da lista: a de cortar o álcool durante a semana. Isso porque uma pesquisa realizada na Universidade do Sul da Dinamarca sugere que consumir álcool durante vários dias por semana pode evitar o desenvolvimento de diabetes.


Os cientistas monitoraram a saúde, a qualidade de vida e os hábitos de consumo de álcool de 70.551 homens e mulheres da Dinamarca durante cinco anos. Eles perceberam que beber em três ou quatro dias na semana esteve associado com uma redução de 27% no risco de desenvolver diabetes em homens e 32% em mulheres se comparado às pessoas que bebem menos de uma vez por semana. Os pesquisadores descobriram que a redução de riscos foi menor quando os homens tomavam uma média de 14 drinques e as mulheres, 9 drinques por semana.

Eles também notaram que o tipo de bebida fez toda a diferença. O vinho foi a que teve o melhor resultado porque seus compostos, como polifenóis (já comprovados em estudos anteriores), estimulam o equilíbrio dos níveis de açúcar. Homens e mulheres que tomaram mais de sete taças por semana tiveram 30% menos risco de desenvolver a doença se comparados com os que bebiam menos de uma vez em sete dias.

Já a cerveja foi mais gentil com a saúde deles: de uma a seis cervejas por semana reduziram as chances de alteração glicêmica em 21% entre os homens – e nenhum efeito nelas. E pior que não auxiliar a diminuir a propensão à doença é aumentá-la, como é o caso do gin e de outros destilados na saúde feminina. A associação entre álcool e aparecimento de diabetes aumentou 83% nas mulheres que tomavam este tipo de bebida com frequência. No entanto, não foi possível notar nenhuma alteração nos níveis glicêmicos de homens que consomem destilados. (Super Interessante)




Nenhum comentário: