Segundo dados do setor, a indústria da comunicação no Brasil movimenta, aproximadamente, R$ 120 bilhões ao ano, o que corresponde a mais de 3% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. Muito desse resultado positivo se deve à versatilidade do publicitário, profissão que desempenha importante papel na cadeia econômica e que celebra, neste 1º de fevereiro, seu dia. “Hoje, ao observar a situação mundial, verificamos que, nunca antes, a comunicação teve tanto poder, relevância e importância”, afirma a publicitária Carol Cruz. Segundo ela, que é professora e coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda da Uniceusa, “O publicitário entra justamente nessa situação, trazendo formas diferenciadas e possibilitando a facilidade do acesso à informação, à comunicação e à interatividade entre o comércio, ou seja, a movimentação da economia e os clientes”, ressalta.
Diante da revolução da era digital, o
publicitário se adaptou. “Agora, o mundo está passando por grandes mudanças, a
publicidade também mudou, mas o publicitário tem talento para mudança e a gente
está construindo uma nova publicidade”, observa Ana Carolina Monteiro, diretora
do núcleo de Planejamento, Conteúdo e Mídias Sociais do Grupo Engenho. O
estudante do 5º semestre do curso de Publicidade e Propaganda da Unifacs, Bruce
Marinho, já está ciente deste novo cenário profissional. “Engraçado que quando
nós entramos na faculdade, temos uma dimensão um pouco estreita. Só conseguimos
enxergar a parte da criação, mas descobre, então, um mundo novo. Um mercado muito
rico, que envolve áreas como mídia, planejamento, produção, e profissionais de
diversas habilidades e perfis”, observa.
Um dos exemplos dessa diversidade de
atuação é o publicitário Paulo Magalhães, que responde pela coordenação de
Marketing do Salvador Norte Shopping. Ele explica que um dos principais
desafios de trabalhar no marketing de um centro de compras é estar sempre
conectado ao consumidor, para oferecer um conteúdo que seja relevante e opções
de experiência marcantes. “Para isso, a gente conta com a parceria da nossa
agência de publicidade, da nossa assessoria de imprensa e comunicação e dos
demais fornecedores de comunicação visual, que fortalecem o mercado de
publicidade na Bahia”.
A importância e a responsabilidade social
do trabalho do publicitário são lembradas por Lucas de Ouro, sócio-Diretor de
Criação na Tuppi Criatividade e membro da diretoria do Clube de Criação da
Bahia (CCBA). “A gente tem uma responsabilidade social, cultural, afinal de
contas, tudo que a gente cria dentro da agência reverbera, tudo que a gente faz
vai para as ruas, está na boca do povo, e assim a gente cria novos hábitos, e
assim a gente, também, reforça alguns estereótipos”, adverte o publicitário.
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