quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

Mulher considerada a “primeira médica da história” provavelmente nunca existiu

A cientista Merit Ptah viveu em 2700 a.C no Egito antigo. Ela está em livros de história, textos e já faz parte da cultura popular. É considerada a primeira médica da história e possui o título de “médica chefe” na tumba de seu filho. Um único detalhe: talvez ela nunca tenha existido – ou pelo menos não como conhecemos.
Um estudo da Universidade do Colorado rastreou a história da cientista e descobriu uma incongruência na literatura de 80 anos atrás, em 1938. Nesse ano, a historiadora Kate Campbell Hurd-Mead publicou um livro em que menciona a história de Merit Ptah, que teria vivido em 2730 antes de cristo. A obra diz que uma imagem da cientista havia sido gravada na tumba de seu filho, um importante sacerdote da época. A tumba estaria localizada no Vale dos Reis, uma área reservada para nobres e faraós.

Acontece que o Vale dos Reis só começou a ser utilizado por volta de 1540 a.C., quase mil anos após a morte da cientista. Além disso, ela não é representada da mesma forma que os médicos da época, seja na vestimenta ou na posição corporal.

Nenhum comentário: