domingo, 4 de abril de 2021

Histórias da Princesa

        Dando sequencia a série de histórias e estórias de Feira de Santana, falamos hoje sobre o Projeto Pixinguinha que aconteceu por aqui em meados da década de 80, e que inspirou o jornalista Cristóvam Aguiar, com apoio de amigos, colegas, artistas e amantes da música, a criar o Projeto Canários da Terra.

Projetos Pixinguinha e Canários da Terra

Cine Iris super lotado durante o Pixinguinha  
          

O Projeto Pixinguinha foi lançado em 1977, mesmo ano de criação da Fundação Nacional de Artes (Funarte), inspirado na série de shows “Seis e Meia”, que, desde 1976, lotava o Teatro João Caetano, no centro do Rio de Janeiro, com espetáculos a preços populares. De 1977 a 1997, o Projeto Pixinguinha ocorreu regularmente. A iniciativa teve um intervalo e o projeto voltou a ser realizado de 2004 a 2007. A iniciativa consistia na realização  espetáculos musicais em cidades de todas as regiões do País, sempre com um artista consagrado e dando espaço para um artista mais novo (A famosa “Janela do Pixinguinha”), associado à região onde os espetáculos eram realizados.

A história do Projeto Pixinguinha se confunde com a história da própria música brasileira, onde artistas que mais tarde foram consagrados pela opinião pública, antes tiveram a oportunidade de dividir o palco com veteranos. A iniciativa contou com a participação de artistas como Cartola, Jackson do Pandeiro e Marlene, e dos então iniciantes Marina Lima, Djavan e Zizi Possi e, ainda, de Edu Lobo, João Bosco, Nara Leão, Paulinho da Viola, Alceu Valença e muitos outros. Entre os shows memoráveis da história do Projeto estão as duplas Cartola/João Nogueira, Nara Leão/Dominguinhos, Moreira da Silva/Jards Macalé e Marlene/Gonzaguinha.

Em Feira de Santana

    Em 1984, o Projeto Pixinguinha aportou em Feira de Santana. Durante sete semanas, entre junho e julho, as dependências do Cine Teatro Íris estiveram completamente lotadas nas noites de sextas-feiras e sábados, ficando sempre uma multidão frustrada do lado de fora porque a capacidade da casa não suportava além dos quase 1.200 lugares.

    Foram atrações naquele ano: Sá e Guarabira, Belchior, Adenilde Fonseca, Elisete Cardoso, Moreira da Silva, Maria Alcina, 14 Bis, Ataulfo Alves Júnior, Premeditando o Breque, Isca de Polícia. Nas “Janelas” se apresentaram Zelito Miranda, Alcivando Luz e os feirenses Carlos Pitta, Rá Nascimento, Beto Pitombo, Timbaúba, Tonho Dionorina e Cescé.

 Canários da Terra

       

Jornalista Cristóvam Aguiar

        Inspirado no Projeto Pixinguinha, o jornalista Cristóvam Aguiar, com o apoio de  amigos como o publicitário Delman Aquino, o músico e empresário Carlos Augusto Brito (Caguto), colegas jornalistas, cantores como Timbaúba, Cescé, entre outros amantes da música e da cultura, criaram um projeto local que foi intitulado “Canários da Terra”.

Cantores Timbaúba e Cescé ladeando um fã.

        A ideia era de um projeto local que pudesse sensibilizar as autoridades e empresários de música a investir num projeto de intercambio envolvendo os artistas locais com os de outras cidades Baianas. O governo do Estado havia construído diversos Centros de Cultura por toda a Bahia, e o projeto estaria vinculado a estes Centros de Cultura, onde seriam realizadas as programações do projeto Canários da Terra. Uma semente plantada que poderia ter dado frutos não fosse o imediatismo e mais outros fatores da natureza humana que sufoca sempre as melhores ideias e iniciativas.

 *Com informações da Secretaria Especial da Cultura, Blog DeMais e do blog Sempre Livre.

Nenhum comentário: