domingo, 4 de abril de 2021

Uma família numerosa!

 Ter parente famoso às vezes traz mais problemas que benefícios, mas assim não pensava Percílio de Holanda, que tirando proveito do sobrenome e sendo razoavelmente bom no violão, dizia a todos que era primo do cantor e compositor Chico Buarque de Holanda. Na verdade, ganhava no gogo do “primo” famoso. Tinha a voz grave e bem mais afinada que ele, mas o Holanda, fora uma ideia do avô Leocodino Ferreira da Silva que detestava portugueses, franceses e espanhóis, na mesma proporção com que admirava os holandeses.

Assim o “velho” Leó, ao batizar os filhos introduziu o “Holanda” na família e ainda carimbou de Mauricéia uma das suas filhas, lembrando a  presença dos europeus, dos Países Baixos, na belíssima Recife,  capital de Pernambuco. Percilio  que trabalhava nos Correios, como carteiro, sempre que podia reunia-se com amigos em alguma baiuca para prosear e cantar, preferencialmente uma das suas canções. Quitéria, uma bela morena que mais trabalho lhe dera para “amansar” que uma mula brava, era sua musa inspiradora, principalmente quando “toureavam” em casa, o que não era raro.

Era só o Nelsinho, bom violão, mas “voz de andorinha”, pois voava de um tom para outro sem freio chegar, e Percilio se apossar do instrumento para mostrar o seu repertório junto com o do seu “primo”. Ai ele mandava “Carolina”, “Januária” “Pedro Pedreiro” suas preferidas de Chico e com fartas doses de Sete Fazendas, Pitu, Caribé e tantas outras entrando seguidamente,  ingressava de corpo e alma no forró. “Morena Bela” de Jackson do Pandeiro, “De volta pro aconchego” de Dominguinhos “Juazeiro/Petrolina” de Jorge de Altinho, mostrando o seu verdadeiro lugar.

E ai de quem estranhasse a mudança do seu repertório. Inchava tal um papa vento, o que lhe dava, ou aparentava, alguns centímetros a mais, e partia para explicar que como etnólogo (pessoa que estuda a cultura e costumes humanos), palavra que ele ouvira em algum lugar e achara bonita, mas não se encaixava no assunto, podia “falar de cátedra” sobre sua família. Assim, para ele, era “Jackson do Pandeiro de Holanda, Dominguinhos de Holanda, Marines de Holanda e até Roberto Carlos de Holanda”. Pelo menos enquanto o goró fizesse efeito!”

 

Nenhum comentário: