Este ano, o enfoque maior é a cultura de Feira de Santana |
Nesta terça-feira (9), a Escola Municipal Edelvira D'Oliveira, no bairro Queimadinha, lançou o projeto “Cultura Nordestina”, que propõe uma discussão sobre a identidade cultural e as várias manifestações existentes dentro da nossa região. Este ano, o enfoque maior é a cultura de Feira de Santana.
“É uma oportunidade para que os nossos estudantes conheçam as tradições, os costumes da cidade deles de uma forma mais aprofundada e a partir daí valorizar mais o que há no convívio deles. É um projeto com um cunho educativo para que eles se sintam realmente pertencentes desse espaço, sobretudo o bairro Queimadinha, onde está situada a escola e também onde temos diversas manifestações culturais, a exemplo da cultura do amendoim”, explica a diretora da escola, Ione Marques.
Os artistas feirenses Júlia Pinho (cantora), Raimundo José Santos (musicista), Karol Freitas (cantora) e Zé Trindade (Sanfoneiro) participaram da cerimônia de abertura do projeto. Para eles, a iniciativa aproxima os estudantes das suas raízes, além de explorar a representatividade.
“Esse momento tem um papel motivador para todos eles, para que possam se descobrir, se observar, conhecer o que há de importante na nossa cultura feirense e se empoderar”, pontua o musicista, Raimundo José Santos.
Esta é a terceira edição da atividade. Participando pelo segundo ano, a estudante Akila Ayanne Oliveira, do sétimo ano, conta sobre a sua expectativa. “Ano passado aprendi muita coisa sobre o nordeste. Dessa vez, a abordagem será específica sobre Feira e vou poder me aprofundar na história e cultura do meu bairro, sou nascida e criada aqui na Queimadinha”, disse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário