sexta-feira, 20 de janeiro de 2012



Feriados I
“Os feriados prolongados trazem prejuízos ao comércio nacional, asseguram os especialistas. “Ganham os comerciantes de shopping centers e perdem os comerciantes de lojas de rua”, avaliou o professor de Varejo da Fundação Getulio Vargas, Daniel Plá. Segundo ele, as perdas de faturamento do comércio brasileiro em 2012 atingirão cerca de R$ 50 bilhões. “Se a gente fala que um terço, pelo menos, desse valor, os comerciantes vão ter que pegar emprestado, os bancos, graças aos feriados, vão emprestar o equivalente a R$ 15 bilhões. O setor financeiro ganha com essa história e os governos perdem em termos de arrecadação tributária”. Será que alguém aí pensou em descansar? Dar uma pausa no trabalho, curtir a família, os amores, a natureza, a vida? A matéria completa com Daniel Plá esta no blog de Jair Onofre: www.bahianapolitica.com.br .

Feriados II
Antigamente, quando eu ainda acreditava numa Imprensa unida e forte, sugeri a Helder Alencar a reativação da Associação Feirense de Imprensa (AFI) como forma de reunir os colegas jornalistas e radialistas em torno de algum lazer e diversão. Ele me respondeu que eu só pensava em festa. É verdade. Eu trabalho porque preciso, mas gosto mesmo é de me divertir. Já naquele tempo eu sabia que quando chegasse à idade que tenho hoje, iria me sentir um idiota se não tivesse aproveitado a vida. Aí sim, ficaria igual a tantos velhos babacas que eu conheço, que perderam tempo juntando dinheiro e agora pagam mico querendo ser jovens outra vez, dando dinheiro para jovens putas se passarem por namoradas apaixonadas.

Feriados II
“Cuidem do dia de hoje, pois do dia de amanhã cuidará Deus” Está na Bíblia. E eu sempre fui um cumpridor fiel deste preceito. “Mas você não tem um plano de saúde, não tem uma previdência, um amparo para a velhice”, dizem alguns amigos. E eu lhes digo: A última coisa que eu quero é envelhecer. Não quero e nem nunca quis viver mais do que os dias que Deus me der na Terra. Não quero ficar em cima de uma cama, ou andar como um zumbi desmemoriado dando trabalho a quem tem mais o que fazer. Deixem-me morrer em paz. E, por favor, divirtam-se. Vão até lá em casa beber o meu corpo defunto. Tomem um porre daqueles. Acompanhem o funeral cantando e tocando belas canções. E como um último favor, retirem o que ainda prestar do meu corpo e doem a quem precisar. O resto queimem ou dêem para os urubus, mas, por favor, não me enterrem. Acreditem: Saber viver é bom. Saber morrer é divino.

Novelas
Eu sempre digo que novela você só precisa assistir aos dois ou três capítulos iniciais, um ou outro esporadicamente, e os dois ou três últimos. Mais que isso perda de tempo. Eu não sou noveleiro, mas, estando em casa, não há como não ver ou ouvir o que está rolando na TV. Daí que antes mesmo de se iniciarem as especulações, eu aposto que sei o segredo da vilã Teresa Cristina (Cristiane Torlone. Grande atriz, grande caráter). A Jacaroa do Nilo já foi jacaré. É "transgênica". Não por acaso seu melhor amigo(a) é uma biba. E ele(a) sabe. Além dele só a família sabe. O marido, como corno que é, será sempre o último a saber.

Acredite se quiser
Admito que a presidente Dilma está me surpreendendo. Mas daí a eu acreditar em governos há uma grande diferença. “Hay gobierno? Soy contra”! Vejam só: Uma professora se inscreveu para fazer as provas do ENEM, o programa do governo que, através de exames de avaliação de conhecimentos, avalia o desempenho nacional do ensino médio. Ela queria apenas os cadernos das provas para através deles desenvolver estudos com seus alunos em sala de aula. Entregou todas as provas em branco. E não é que ela tirou notas acima da mínima sem ter respondido uma só questão? Quando acaba, vocês querem que eu acredite em seriedade de governos. Ora, tenho mais o que fazer...

Mundo doido
Desde criança, lendo livros de aventuras, histórias em quadrinhos, ou assistindo filmes de capa e espada, que conheço um preceito que é quase como um mandamento religioso, mesmo entre piratas bárbaros: “Um comandante jamais abandona o seu navio”. E, pelo que sei isso vale até os dias de hoje. Não que o comandante deva afundar com o navio, mas pelo menos, deve ser o último a deixar a embarcação antes dela afundar. Mas não é que um comandante abandonou um navio em pleno naufrágio, deixando idosos, mulheres e crianças para trás? Quando eu digo que o mundo está pirado vocês dizem que o maluco sou eu.

Herrar é umano
Palavras cruzadas, além de ser um gostoso passatempo, também traz conhecimentos e enriquece o vocabulário. Pelo menos era assim. Eu não perdi o gosto por palavras cruzadas, sempre tenho alguma revista à mão, mas já há algum tempo a coisa está me irritando. Nunca vi tanto erro e tanta informação errada como tenho visto ultimamente. Ou seja, o que era para educar, está deseducando. E nem os editores das revistas estão preocupados com  isso, muito menos as autoridades nacionais da Educação. Fazer o que? Vivemos num país que elegeu um presidente semi analfabeto que declarou (quase decretou) que falar errado é que está certo, e todo mundo aceitou.

Bueiros
Quase todo dia ouço notícias de que um bueiro que explodiu no Rio ou São Paulo. Mas nunca ouço uma explicação sobre por que eles explodem. Desculpem a ignorância deste pobre Saci Pererê, mas, pelo que me consta, bueiros são respiradouros de esgotos sanitários ou pluviais. O que os faz explodir?

Pára choque de caminhão
“Folgado como peido em bombacha” (Coletado pela professora Lélia Vitor)

Philosopher
“Fiz um acorde de coexistência pacífica com o tempo. Nem ele me persegue, nem eu fujo dele. Um dia nos encontramos”. (Mário Lago)

*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*
Por hoje é só que agora eu vou ali fazer um acordo de coexistência pacífica com o tempo.

Nenhum comentário: