segunda-feira, 11 de maio de 2020

Corrida por vacina contra coronavírus tem 100 candidatas, 8 mais adiantadas

De acordo com o último balanço da Organização Mundial de Saúde (OMS), divulgado na terça (5), mais de cem candidatas à vacina para a Covid-19 estão sendo testadas em vários países, oito delas entraram na etapa de ensaios clínicos, que envolvem humanos.
Os cientistas do Instituto Jenner, em Oxford, usaram como ponto de partida uma pesquisa anterior de vacina para outro coronavírus, o causador da Mers, doença respiratória da mesma família da covid-19 que atingiu especialmente o Oriente Médio a partir de 2012.

Quando o Sars-CoV-2 surgiu na China, os pesquisadores de Oxford aproveitaram a plataforma que eles tinham criado para a Mers para testá-la em macacos rhesus e os resultados foram muito promissores. Com uma dose da vacina, conseguiram imunizar 18 animais.
Para fazer esta vacina, usou-se como vetor um adenovírus inativo, que causa resfriado comum, no qual se introduziu uma proteína do Mers-CoV, capaz de fazer o corpo produzir anticorpos contra o vírus. Agora, cientistas usaram a mesma plataforma, mas, com uma proteína do Sars-CoV-2. Agora, preveem começar testes em 6 mil pessoas até o fim do mês. (Metro 1)

Nenhum comentário: