segunda-feira, 11 de maio de 2020

Socialistas e comunistas


Muita gente confunde comunismo com socialismo. Acham que são a mesma coisa. Mas não são. Numa explicação resumida, pode-se dizer que, segundo a teoria marxista, o socialismo é uma etapa para se chegar ao comunismo. Este, por sua vez, seria um sistema de organização da sociedade que substituiria o capitalismo, implicando o desaparecimento das classes sociais e do próprio Estado.
No socialismo, a sociedade controlaria a produção e a distribuição dos bens em sistema de igualdade e cooperação. Esse processo culminaria no comunismo, no qual todos os trabalhadores seriam os proprietários de seu trabalho e dos bens de produção”. Mas, essas duas expressões também podem assumir outros significados. Pode-se entender que o socialismo se opõe ao comunismo por defender a democracia. Em contraposição, o comunismo serviria de modelo para a construção de regimes autoritários (ditaduras).

Eu vejo os socialistas como, para usar uma expressão popular, “crianças criadas com avós”. Geralmente crescem ingênuas, acreditando que o mundo é um paraíso, onde todas as pessoas são boas e amigas e o mal não existe. Verdadeiras ovelhas inocentes. Já os comunistas, são como lobos. Manhosos, ardilosos, envolventes e sedutores. Aproximam-se dos socialistas, seduzem-nos com ideias e ideais fantasiosos para a construção do “mundo perfeito”, pregam ideais democráticos e libertários, e quando percebem que caíram na sua lábia, põem sobre eles uma canga e o escravizam pelo resto da vida.
As pessoas acham também que o comunismo se opõe ao capitalismo. Mas não é bem assim. Comunismo e democracia são regimes políticos de governo. Capitalismo é sistema econômico. No início, os comunistas praticavam a economia fechada, e tudo que produziam vendiam e compravam só entre eles mesmos. Mas logo perceberam as riquezas e vantagens de uma economia aberta, e se converteram ao capitalismo. Hoje, China e Rússia são os maiores países do mundo governados por um regime comunista, mas que aderiram ao capitalismo. O resultado é triste.
O povo trabalha como escavo, fazendo o que mandam os governantes, eles lhe determinam onde trabalhar, onde morar, o que comer, e até se podem ou não ter filhos. Não pode ter propriedades, tudo é do Estado. O povo não tem direitos, só deveres. Leva uma vida de privações e humilhações, enquanto os governantes de esbaldam nas riquezas que eles, os trabalhadores, produziram. Mas ninguém se iluda. Há democracias onde o povo também é explorado e humilhado e nem percebe que vive numa ditadura. É o que vinha acontecendo no Brasil há quase duzentos anos, ciclo só interrompido pela eleição democrática de Bolsonaro, e que aqueles que escravizavam o povo querem tirar do poder.
Eu não quero isso para a minha família. Você quer?

Nenhum comentário: