sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Cobrança por estacionamento do HDPA debatido na Câmara


A terceirização da administração do estacionamento do Hospital Dom Pedro de Alcântara (HDPA) foi debatida na Câmara Municipal na terça-feira passada. Os vereadores haviam recebido das mãos do padre Carlos Vianey, capelão da Capela de Nossa Senhora da Piedade, localizada no interior do HDPA, um manifesto público contra a terceirização do estacionamento.
O provedor da Santa Casa, Dr. Outran Borges, concedeu entrevista à Imprensa sobre o assunto. Ele disse que a questão foi amplamente debatida pela Mesa Diretiva da Instituição. “Foi observado que havia muitas dificuldades para o acesso de ambulância à rampa do Pronto Socorro, pois havia uma desordem total no estacionamento de veículos, que, inclusive, na sua maioria, não tinham qualquer correlação com o Hospital”, revelou.
A melhor forma encontrada para disciplinar o estacionamento foi a terceirização. O estacionamento então passou a ser utilizado apenas por pessoas que tivessem algum vínculo com o Hospital ou por quem quisesse arcar com a taxa de estacionamento. “Nós não inventamos nada. Exemplo disso é o hospital Santa Isabel, que é mantido pela Santa Casa de Salvador, e que recentemente até construiu um edifício garagem, cobrando pelo estacionamento. Os demais hospitais filantrópicos de Salvador, também cobram pelo estacionamento”, informou Dr. Outran.
Questionado sobre se o estacionamento pago estaria prejudicando o acesso de fiéis às missas realizadas na capela, o Dr. Outran contrapôs observando que o estacionamento da Catedral Metropolitana de Santana também é pago. “Isso já deixa claro que não há nenhuma irregularidade ou ilegalidade em se explorar uma área para estacionamento de veículos”, observou ele.
“As pessoas não se preocupam com as dificuldades financeiras pelas quais passa a Santa Casa, que vive às custas de recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) e que nunca são suficientes para cobrir nossas despesas. Então, qualquer valor em recursos que seja adicionado à nossa receita, é sempre bem vindo, embora não tenha sido este o objetivo principal, e sim, disciplinar o estacionamento para que não cause mais transtornos. É bom lembrar que o estacionamento é livre das 19 horas às 07 da manhã, e também nos domingos e feriados. O acesso também é livre para ambulâncias, médicos, Imprensa, veículos oficiais e todo veículo conduzindo pacientes tem 15 minutos de tolerância, sem pagar a taxa”, informou o provedor.
Por fim, o provedor lembrou que a Santa Casa de Misericórdia é uma instituição filantrópica de cunho privado, e assim sendo, a sua Mesa Diretiva e a Assembléia da Irmandade são soberanas em suas decisões. Lembrou também que todos os contratos e contas da Santa Casa estão à disposição de quem quiser conferi-las.

Nenhum comentário: