sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Artigo da Semana


“Se queres a paz, prepara a guerra”
Niccoló Machiavelli*

O governo municipal está comemorando a aprovação pela Câmara Municipal do projeto de Lei do Executivo que cria a Secretaria de Prevenção á Violência e Promoção dos Direitos Humanos. Entende o prefeito Tarcízio Pimenta que, uma vez que o Estado tem se mostrado ineficiente no combate à violência, o município, através da nova secretaria, possa fazer a sua parte.
Toda essa discussão sobre violência, e as ações para combatê-la, estão recheadas de equívocos e contradições. Todos que querem a paz, por exemplo, são unânimes em afirmar que “violência gera mais violência”. Deste ponto de vista, então, não é combatendo a violência com violência, que se chegará à paz.
Ainda menino disseram-me que, se eu não aprendesse a respeitar os mais velhos, teria que respeitar os mais fortes. Pura verdade. Essa regra se aplica em qualquer situação. O mais forte sempre é respeitado. E no caso do Brasil, os mais fortes são os bandidos do crime organizado. E isso acontece porque o governo se perdeu em discussões e ações inócuas, se omitiu, se promiscuiu e não se fez respeitar. Sequer deu bons exemplos aos seus cidadãos, quando a maioria dos seus membros se comporta como um bando de bandidos e oportunistas.
Aprendi cedo a não julgar ninguém pelos cabelos brancos, pois os canalhas também envelhecem. Assim, entendo que, não é por ser autoridade, que eu devo respeitar. A autoridade tem que se dar ao respeito para ser respeitada. Também entendi que os medíocres só entendem a lei do mais forte. Sentindo-se diminuídos por conta da inteligência e competência dos mais fracos fisicamente, eles buscam subjugá-los pela força. E contra força, não há argumentos.
Então, chaga-se facilmente à conclusão de que só a força pode impedir a ação dos bandidos. O ideal seria que tivéssemos boas escolas, empregos, salários dignos, boa atenção à saúde, políticos honestos, boas moradias e, por que não, cultura e lazer. Mas, não é o que acontece. E, por isso, chegamos a um ponto em que vivemos uma guerra civil, não declarada, em diversos estados do País.
Criar uma secretaria municipal de prevenção a violência é mais uma ação inócua. Principalmente se quem a comandar for uma pessoa despreparada no combate à violência. Fala-se em Cloves Nunes, o homem da caminhada da paz, um espiritualista que não tem nenhum conhecimento no trato com bandidos. No meu entendimento, ao criar a Secretaria, o governo municipal está apenas jogando para a torcida.
É hora de se promover ações mais decisivas. Chega de conversa fiada e mão de luva com bandidos, que só conhecem a lei do mais forte.
Sejamos fortes, pois.

*historiador, poeta, diplomata e músico italiano do Renascimento. É reconhecido como fundador do pensamento e da ciência política moderna.

Cristóvam Aguiar

Nenhum comentário: