sexta-feira, 13 de agosto de 2010

II Encontro de ex Diretores, Funcionários e Alunos do Ginásio Santanópolis





Neste sábado (14) realiza-se em Feira de Santana o “II Encontro de ex Diretores, Funcionários e Alunos” do extinto Ginásio Santanópolis, fundado pelo dentista, professor e deputado Áureo de Oliveira Filho (1902 -1976). Em 2002, ano em que Áureo Filho completaria 100 anos de idade, se vivo estivesse, o ex prefeito de Feira de Santana, ex professor do Ginásio e amigo de Áureo Filho, Joselito Falcão de Amorim, organizou em livro uma síntese biográfica de Áureo Filho, contendo ainda depoimentos de amigos, professores e alunos, além de alguns discursos do homenageado.
Deste livro extraímos dois textos: O primeiro é um discurso gravado pelo ex aluno, José Olympio Mascarenhas, colhido quando o deputado polemizava com um colega, adversário Político, na Assembléia Legislativa do Estado. Trata-se de uma peça de oratória, feita há cerca de 40 anos, mas que continua atualíssima, como se verá no texto “Um Discurso Entre Muitos”.
O segundo, intitulado “Assim Nasceu o Observatório Antares”, de autoria de José Olympio Mascarenhas, serve como documento para a posteridade, para que as novas gerações conheçam a verdadeira história do Observatório Antares, desde à sua idealização até a ação política que o tornaria realidade. Neste texto se pode constatar também a visão futurista do homem público e o amor que Áureo Filho nutria por Feira de Santana.
Esta página é um documento para ser arquivado na memória dos feirenses, para que possam refletir sobre virtudes como determinação, iniciativa, desprendimento, dignidade, amor ao próximo e à sua terra, seja ela natal ou adotiva.

Nenhum comentário: